O SABER É INCLUSIVO: UMA METÁFORA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E PESQUISA

Autores

  • Denise Macedo Ziliotto Universidade Feevale
  • Loren Aita Riss Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.659

Resumo

A concepção da pesquisa como princípio educativo tem seus efeitos na práxis docente e na relação que esta estabelece entre os pares. Na medida em que a produção do conhecimento encontra-se engajada com seu compartilhamento em espaços diversos e se retroalimenta através da convivência com outros saberes, conquista seu status de saber. O artigo explicita - tendo como instrumento o relato de experiência – como pode se configurar a implicação entre educação, interdisciplinaridade e pesquisa, tendo como temática desencadeadora a construção de um mundo do trabalho mais inclusivo. Os desdobramentos da investigação científica e suas interfaces na busca de um saber que se coloca sempre incompleto são descritos a partir de norteadores teóricos da psicanálise lacaniana, da psicologia do trabalho e da sociologia. Como questão central aponta-se a importância do reconhecimento dos limites da verdade científica, propondo-se itinerários teóricos ampliados e práticas educativas inovadoras, possibilitadas pelo protagonismo de seus participantes.

Palavras-chave: Educação. Inclusão., Pesquisa. Interdisciplinaridade. Saber.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Ziliotto, D. M., & Riss, L. A. (2009). O SABER É INCLUSIVO: UMA METÁFORA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E PESQUISA. Revista Prâksis, 1, 9–16. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.659