PROCESSO DE BOLONHA: UM OLHAR SOBRE O NOVO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO E POR QUE TODO UNIVERSITÁRIO DEVE CONHECÊ-LO

Autores

  • Roseli Fernandes da Silveira Universidad Tecnológica Nacional de Buenos Aires
  • Simone Dorneles Severo UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.647

Resumo

Este artigo busca esclarecer sobre a influência do Processo de Bolonha no Brasil através da descrição sucinta de suas principais linhas de ação e novos paradigmas educacionais, os quais já estão influenciando nosso sistema de ensino superior e, por sua vez, a vida acadêmica e profissional de nossos jovens universitários. A Declaração de Bolonha (19 de Junho de 1999) — que desencadeou o denominado Processo de Bolonha — é um documento assinado pelos Ministros da Educação de 29 países europeus, reunidos na cidade italiana de Bolonha. Marca uma mudança em relação ao ensino superior na União Européia a partir do comprometimento dos países signatários em promover reformas de seus sistemas de ensino, as quais aumentarão a mobilidade, empregabilidade e competitividade que, não coincidentemente, são metas da política neoliberal e da Comunidade Européia. Até 2010 serão implantados os sistemas unificados de ciclos e de acumulação e transferência de créditos, bem como os novos critérios e metodologias educacionais. No Brasil, já o reconhecemos nas criações do Programa de Mobilidade Estudantil entre as universidades públicas federais, no aproveitamento de atividades extracurriculares, no aumento de ofertas de estágios, nos novos programas de dupla diplomação, na expansão de convênios internacionais e de intercâmbios estudantis.

Palavras-chave: Processo de Bolonha. Educação Superior. Globalização.

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Publicado

2008-08-01

Como Citar

Silveira, R. F. da, & Severo, S. D. (2008). PROCESSO DE BOLONHA: UM OLHAR SOBRE O NOVO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO E POR QUE TODO UNIVERSITÁRIO DEVE CONHECÊ-LO. Revista Prâksis, 2, 17–22. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.647

Edição

Seção

Artigos Livres