EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO PARTICIPATIVA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Autores

  • Carlos Frederico B. Loureiro LIEAS/FE/UFRJ
  • Cláudia Conceição Cunha EICOS/Instituto de Psicologia/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.632

Resumo

No presente artigo, situamos a educação ambiental no contexto da gestão de unidades de conservação (UC) e sua relevância para a construção de processos democráticos que favoreçam a construção de sociedades sustentáveis. Para isso, partimos do esclarecimento de nossa posição teórica e metodológica, destacando conceitos relevantes para a reflexão proposta. Em seguida, apresentamos um breve histórico da construção de conselhos em UC e algumas de suas premissas, como contribuição à prática de gestores de tais áreas protegidas. Em síntese, reforçamos a pertinência dos pressupostos da Educação Ambiental crítica e emancipatória para a mudança radical de nossas relações sociais na natureza, com vistas à autonomia dos grupos sociais e à justiça ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental crítica. Gestão participativa. Sustentabilidade democrática.

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Como Citar

Loureiro, C. F. B., & Cunha, C. C. (2016). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO PARTICIPATIVA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Revista Prâksis, 1, 35–42. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.632