EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA: O DISCURSO PEDAGÓGICO OFICIAL EM DISCUSSÃO

Autores

  • Elisabeth Christmann Ramos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.628

Resumo

Este artigo apresenta a síntese de um dos temas desenvolvido na tese de Doutorado (2002/2006-UFSC), cujo objeto de análise foram os programas e projetos de educação ambiental implantados pela administração municipal de Curitiba no período de 1989 a 2004. Nosso objetivo foi analisar os conceitos, os significados e sentidos que constituem o discurso pedagógico oficial, com vistas a explicitar e problematizar a presença da abordagem naturalista e suas implicações no campo educativo. O pressuposto assumido é de que, ao privilegiar o biologicismo, essa abordagem reforça o dualismo na interpretação das relações entre os seres humanos e a natureza e se constitui em fator limitante para a construção de uma cidadania articulada com o compromisso ético e político em relação às questões socioambientais.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Meio Ambiente. Cidadania.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

Ramos, E. C. (2008). EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA: O DISCURSO PEDAGÓGICO OFICIAL EM DISCUSSÃO. Revista Prâksis, 1, 15–22. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.628