EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA: O DISCURSO PEDAGÓGICO OFICIAL EM DISCUSSÃO

Elisabeth Christmann Ramos

Resumo


Este artigo apresenta a síntese de um dos temas desenvolvido na tese de Doutorado (2002/2006-UFSC), cujo objeto de análise foram os programas e projetos de educação ambiental implantados pela administração municipal de Curitiba no período de 1989 a 2004. Nosso objetivo foi analisar os conceitos, os significados e sentidos que constituem o discurso pedagógico oficial, com vistas a explicitar e problematizar a presença da abordagem naturalista e suas implicações no campo educativo. O pressuposto assumido é de que, ao privilegiar o biologicismo, essa abordagem reforça o dualismo na interpretação das relações entre os seres humanos e a natureza e se constitui em fator limitante para a construção de uma cidadania articulada com o compromisso ético e político em relação às questões socioambientais.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Meio Ambiente. Cidadania.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


............................................................................................................................................................................................................................

ISSN versão impressa: 1807-1112 
ISSN versão eletrônica: 2448-1939

Licença Creative Commons
A Revista Prâksis segue os critérios da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

............................................................................................................................................................................................................................
 
Desde 16/08/19