ETICA E CURRÍCULO

Autores

  • Nadja Hermann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.579

Resumo

O artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rousseau e Kant, para indicar que a formação ética é tematizada como irrenunciável, mas não se ensina alguém a ser virtuoso ou a ser ético como se ensinam outros saberes, através de uma ação curricular específica. O terceiro aspecto da análise se refere à ética no mundo contemporâneo , particularmente a s relações entre ética e estética, que abrem perspectivas diferenciadas para a criação de um ambiente educativo sensível à pluralidade de formas de vida e de valores presentes em nosso cotidiano.

Palavras-Chave: Ética. Currículo. Ensino da Ética. Estética.

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Como Citar

Hermann, N. (2016). ETICA E CURRÍCULO. Revista Prâksis, 2, 25–32. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.579