PEDAGOGIA EMPRESARIAL: UMA DIVERSIDADE DE CONTEXTOS

Andréia Tatiana Andriola

Resumo


Seminário de Pesquisa em Pedagogia Empresarial I e II. Artigo elaborado a partir da pesquisa realizada na disciplina, ministrada por Luciane Torezan Viegas, com as acadêmicas Andréia Tatiana Andriola, Berenice Gehlen Adams, Eliane Isabel Barth, Fernanda Ramminger, Maria Nivene Barth, Marli Machado, Silvana Maria da Silva, Simone Moreira dos Santos, sendo revisado na disciplina ministrada por Adriana Spilki.

 

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa exploratória coletiva, realizada nos espaços não educacionais, principalmente empresas, tendo em vista que a Pedagogia Empresarial requer uma averiguação aprofundada que possibilite a ampliação de referenciais que legitimam a importância da atuação destes profissionais em espaços não escolares. A pesquisa objetivou verificar e analisar criticamente as: formas de ingresso de pedagogos em empresas; a formação acadêmica destes profissionais; as funções que exercem e as relações que estabelecem entre a formação pedagógica e suas atribuições funcionais. Como resultado, ressalta-se a variedade e a não homogeneidade de formas de atuação do pedagogo empresarial, bem como a multiplicidade de práticas nesse incipiente campo do saber.

Palavras-chave: Pedagogia empresarial. Educação não formal. Treinamento. Capacitação. Educação

corporativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


............................................................................................................................................................................................................................

ISSN versão impressa: 1807-1112 
ISSN versão eletrônica: 2448-1939

Licença Creative Commons
A Revista Prâksis segue os critérios da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

............................................................................................................................................................................................................................
 
Desde 16/08/19