COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: A BUSCA DE UMA IDENTIDADE
Resumo
Fruto de uma pesquisa que se concretizou a partir de um olhar investigativo sobre a prática de alguns Coordenadores Pedagógicos, este artigo tem por objetivo fazer algumas provocações acerca da identidade dos Coordenadores Pedagógicos que atuam em escolas dos diferentes sistemas de ensino do Vale do Rio dos Sinos, problematizando a ação coordenadora a partir de uma reflexão sobre o significado da docência e da formação acadêmica para o exercício dessa função. Para isso, o leitor é levado a conhecer o contexto em que se inscreve o fazer do Coordenador Pedagógico, para que então possa refletir criticamente sobre sua identidade e sobre a importante relação existente entre o seu fazer e o seu saber na construção de um espaço de fundamental relevância para a concretização de práticas educativas escolares voltadas à aprendizagem: a coordenação pedagógica.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Docência. Aprendizagem. Saberes. Pedagogia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.