NÓS-OS-CHEFS: SOBRE UM MOLHO MEFÍTICO E O COMPARTILHAMENTO DE MEMÓRIAS OLFATIVAS

Autores

  • Luciano Lunkes UNILASALLE, Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.467

Resumo

A culinária é um campo do saber social que se constrói e é transmitido, em grande parte, através de compartilhamentos sensoriais e intersubjetivos fortemente calcados na suposição de percepções comuns e análogas entre os sujeitos. O objetivo do presente texto é investigar de que forma experiências singulares - como a de um simples odor fétido - e suas memórias podem tornar-se comuns a uma coletividade. Com base nos conceitos de protomemória, memória de evocação e metamemória, o artigo discorre sobre a plausibilidade dos compartilhamentos intersubjetivos a partir de duas experiências olfativas, ocorridas entre um antropólogo e um coveiro e um chef-instrutor e seu aprendiz, para concluir, ao final, que é na coesão social e na cooperação que encontramos, em parte, as chaves para estes fenômenos.

Palavras-chave: Partilhas sensoriais. Metamemória. Protomemória.

--------------------------------------------------------------------

NÓS-OS-CHEFS: SOBRE UM MOLHO MEFÍTICO E O COMPARTILHAMENTO DE MEMÓRIAS OLFATIVAS

The cuisine is a field of social knowledge that is built and transmitted largely through sensory and intersubjective shares heavily trampled on the assumption of common and similar perceptions among subjects. The aim of this paper is to investigate how unique experiences - such as a simple odor - and their memories may become common to a collectivity. Based on the concepts of protomemory, memory recall and metamemory, the article discusses the plausibility of intersubjective shares from two olfactory experiences that occurred between an anthropologist and a gravedigger and among a chef-instructor and his apprentice to find the keys to these phenomena in the social cohesion and cooperation.

Keywords: Sensory sharing. Metamemory. Protomemory.

Biografia do Autor

Luciano Lunkes, UNILASALLE, Canoas, RS

Possui graduação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), pós-graduação em Regência Coral pelo Conservatório de Música Franz Lizst, de Budapeste, pós-graduação em regência pela Associazione Culturale Musicale A.Dvorak de Mofetta, italia, pós-graduação em gastronomia pelo The French Culinary Institute, de Nova Iorque, mestrado em Memória Social e Bens Culturais, no UniLasalle. É doutorando em Memória social e bens culturais (UNILASALLE). Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre interrelações entre identidades, sonoridades e cozinha. Os principais temas de interesse são gastronomia, música, memória e identidades regionais.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Lunkes, L. (2016). NÓS-OS-CHEFS: SOBRE UM MOLHO MEFÍTICO E O COMPARTILHAMENTO DE MEMÓRIAS OLFATIVAS. Revista Prâksis, 2, 107–118. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.467