TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.435Resumo
Este artigo apresenta o relato de pesquisa realizada em parceria entre escola de educação profissional e universidade, com o objetivo de maior aproximação dos alunos do ensino médio com a universidade, pro meio do desenvolvimento de pesquisa científica. O foco da investigação é a inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional, em escolas dos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Buscou-se, durante a pesquisa, identificar necessidades de adaptações metodológicas ou de materiais pedagógicos para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nessa modalidade de ensino, especialmente no que diz respeito à acessibilidade. Por fim, são descritas as características desejáveis para as proposições desenvolvidas, bem como os protótipos de tecnologia assistiva desenvolvidos no âmbito da pesquisa.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência. Educação Profissional. Tecnologia Assistiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.