TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Regina de Oliveira Heidrich Universidade Feevale
  • Elisabete Kops Espanhol
  • Vívian Boldt Guazzelli Lisbôa
  • Sandra de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.435

Resumo

Este artigo apresenta o relato de pesquisa realizada em parceria entre escola de educação profissional e universidade, com o objetivo de maior aproximação dos alunos do ensino médio com a universidade, pro meio do desenvolvimento de pesquisa científica. O foco da investigação é a inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional, em escolas dos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Buscou-se, durante a pesquisa, identificar necessidades de adaptações metodológicas ou de materiais pedagógicos para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nessa modalidade de ensino, especialmente no que diz respeito à acessibilidade. Por fim, são descritas as características desejáveis para as proposições desenvolvidas, bem como os protótipos de tecnologia assistiva desenvolvidos no âmbito da pesquisa.

Palavras-chave: Pessoa com deficiência. Educação Profissional. Tecnologia Assistiva.

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

Heidrich, R. de O., Espanhol, E. K., Lisbôa, V. B. G., & Oliveira, S. de. (2016). TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Prâksis, 1, 75–85. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.435