AS LIÇÕES DAS ÁGUAS: DESASTRES HIDROLÓGICOS NO RIO GRANDE DO SUL (RS/BRASIL) NO CONTEXTO DA INUNDAÇÃO DE MAIO DE 2024
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.4243Resumo
Os desastres hidrológicos ocorridos de junho de 2023 a junho de 2024, notadamente a grande inundação de abril-maio de 2024, trazem lições para a governança das bacias hidrográficas. Este artigo aborda a insegurança hídrica vivenciada no território do Estado do Rio Grande do Sul, diante desses eventos climáticos extremos. Objetiva-se apresentar uma leitura à luz dos princípios da governança integrada de bacias hidrográficas – GIBH – a respeito de potenciais lições que os desastres ocorridos trouxeram para o melhoramento da governança das águas no RS e da relação humano-natureza no território. A metodologia é Exploratória, buscando evidências do desempenho do sistema de governança da água no RS. Para isso, recorre-se a observações de campo, à análise de fontes documentais e a referências bibliográficas das áreas das ciências humanas e ciências sociais aplicadas. A investigação traz à reflexão os alertas emitidos pelos eventos de chuva extrema do segundo semestre de 2023 que precederam à inundação de abril-maio de 2024. Como resultados da pesquisa, são identificadas falhas sistêmicas de governança e indicadas medidas de ajustes no sistema de governança hídrica do RS, a fim de minimizar-se os impactos de futuros eventos e promover uma relação de manejo mais equilibrado das águas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Julio Cesar Dorneles da Silva, Luis Fernando da Silva Laroque

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.