A LIBRAS E A CULTURA VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO: A LINGUAGEM COMO SUPORTE PARA A COMPREENSÃO DO OUTRO

Autores

  • Isaías dos Santos Ildebrand Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cátia de Azevedo Fronza UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3993

Resumo

Neste artigo, evidencia-se o papel da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no que se pode chamar de cultura visual e sua contribuição para a alfabetização, com foco na formação de multiletramentos e no reconhecimento da alteridade. O objetivo deste trabalho é explicitar como a Libras, enquanto língua visuoespacial experimentada em workshops de aprendizagem, pode fortalecer o processo de alfabetização ao integrar elementos visuais e gestuais, promovendo práticas de letramento inclusivas e multimodais. O estudo, de abordagem Qualitativa, foi realizado em uma escola de aplicação localizada na região Sul do Brasil, com a participação de aproximadamente 60 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 3º anos), incluindo um aluno surdos   e ouvintes. Os workshops realizados tiveram como foco a produção de um sinalário de astronomia. Alunos e professor ouvintes colaboraram na seleção e interpretação de termos relacionados ao tema, registrando sinais em fotos e vídeos organizados na plataforma Canva para criar um material educativo visual e acessível. Apesar de não contar com professores surdos, verificou-se o potencial da Libras para promover a inclusão linguística e cultural, gerando mais possibilidades de práticas de alfabetização. Os resultados indicam que a Libras não só amplia o contato com a comunicação inclusiva, como também fomenta o letramento visual e a convivência com a diversidade, consolidando-se como suporte pedagógico central para a formação de estudantes voltada à compreensão do outro.

Biografia do Autor

Isaías dos Santos Ildebrand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS (Porto Alegre/Brasil). Email: isaias.brand@hotmail.com 

Cátia de Azevedo Fronza, UNISINOS

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Porto Alegre/Brasil). Docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (São Leopoldo/Brasil). E-mail: catiaaf@unisinos.br.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Ildebrand, I. dos S., & Fronza, C. de A. (2025). A LIBRAS E A CULTURA VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO: A LINGUAGEM COMO SUPORTE PARA A COMPREENSÃO DO OUTRO. Revista Prâksis, 2, 306–328. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3993