REVISITANDO TERRA SONÂMBULA: SOBRE O INSÍLIO EM CONTEXTO PÓS-COLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3819Resumo
O presente estudo expõe uma revisão narrativa da literatura sobre Terra Sonâmbula, o primeiro romance do escritor moçambicano Mia Couto. Pretende-se com este trabalho fazer o balanço da atenção dada pela academia a esta obra e identificar o seu potencial de investigação no que concerne os temas da diáspora geográfica e íntima num ambiente pós-colonial. A partir da pesquisa sobre os estudos desenvolvidos até ao momento, usando quer uma metodologia quantitativa, quer, sobretudo, qualitativa, conclui-se que estas temáticas não têm sido, ainda, suficientemente desenvolvidas em relação a esta obra miacoutiana. Nesse sentido, apresentam-se algumas linhas de investigação que apontam para o despertencimento territorial e psicológico das personagens a um ambiente agressivo, como consequência da guerra civil. Conclui-se que a atmosfera de violência e desamparo conduz as personagens ao exílio no seu próprio país, um exílio que ora é geográfico, ora é, sobretudo, interior, que do isolamento conduz à loucura. Nesse sentido, analisamos as suas trajetórias à luz da noção de “insílio”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lola Geraldes Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.