DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO DE VESTUÁRIO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DE PROCESSAMENTO SENSORIAL, ESPECIFICAMENTE SENSIBILIDADES À TÊXTEIS E TEXTURAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3637Resumo
A presente pesquisa aborda a temática do Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) no vestuário, uma vez que para a moda os sentidos são de extrema relevância, principalmente, tato e visão, pois proporcionam experiências, satisfação e adesão ao público. Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma peça de vestuário com o intuito de proporcionar conforto e satisfação para o público com sensibilidade à têxteis e texturas. Esta é uma pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, conduzida com o auxílio de um formulário online, em que 49 participantes contribuíram no entendimento sobre sensibilidade e conforto em peças de vestuário. O produto construído foi a Camisa Oversized Sensorial Água-viva, desenvolvida e pensada para pessoas com sensibilidade à têxteis e texturas, tendo sido aprovada pelos usuários que participaram do teste de usabilidade. Trata-se de uma camisa feita em tecido 100% algodão, utilizando de uma técnica de costura que evita o contato da mesma com a pele, e com bordado nas mangas que remete aos elementos de uma água-viva, as mangas foram embutidas na peça. Dentre os resultados, tem-se como melhoria do produto a substituição dos botões convencionais por botões de pressão para facilitar a vestibilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gilberto do Nascimento da Silva, Nailton Torres Câmara, Aline Gabriel Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.