VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA PANDEMIA: A REPERCUSSÃO DOS GASTOS DO MINISTÉRIO DE DAMARES ALVES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3588Resumo
Em janeiro de 2021, a Ministra Damares Alves, declarou no Twitter a execução de 98% do orçamento de 2020. Um levantamento realizado pelo coletivo Gênero e Número mostrou, no entanto, que apenas 53% do orçamento havia sido efetivamente gasto. Através de análise de conteúdo sobre matérias que repercutiram o caso e da análise de construção de sentidos sobre os comentários ao tweet da ministra, discutimos como a repercussão da notícia engloba questões sobre violência de gênero pelo jornalismo e manifestações de sentidos pelos públicos no Twitter. Também debatemos como práticas jornalísticas podem contribuir para o conhecimento da sociedade acerca da violência de gênero e suas dimensões, assim como a pandemia tem agravado esse problema desde os primeiros meses de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Clara Aquino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.