O IMAGINÁRIO INTERNACIONAL A PARTIR DA PRIMEIRA PÁGINA: O CONTRIBUTO DA REVISTA SEARA NOVA NA TRANSIÇÃO DA DITADURA PARA A DEMOCRACIA EM PORTUGAL

Autores

  • Orquídea Moreira Ribeiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal)
  • Fábio Ribeiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal); Investigador Integrado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Braga/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3579

Resumo

Fundada em 1921, a revista Seara Nova destaca-se no panorama mediático português não apenas pela sua longevidade. Durante anos, foi um dos símbolos da resistência ao regime ditatorial liderado por António Salazar (1926-1968) e Marcelo Caetano (1968-1974), sobrevivendo a inúmeras censuras e atentados à liberdade de expressão, com uma proposta editorial que noticiava os problemas do país e diversas situações que marcavam a atualidade internacional e com um olhar atento aos países africanos de língua oficial portuguesa. A partir de uma delimitação temporal (1959-1979) e abordando apenas duas temáticas – a cobertura de assuntos da África de língua portuguesa e os acontecimentos internacionais – este artigo observa a mediatização destes assuntos retratados na primeira página da revista Seara Nova. A análise efetuada às 225 edições, ao longo de duas décadas, permite concluir, por exemplo, que os assuntos internacionais ocupavam um espaço diminuto, mas relevante do ponto de vista editorial. O líder cubano Fidel Castro surge como figura mais vezes retratada, ao mesmo tempo que alguns conflitos militares e políticos menos mediáticos, como o Perú, Chile e a República Dominicana também surgem com frequência. A revista esteve, ainda, atenta aos feitos científicos da altura, como a chegada do Homem à Lua, e manifestou sempre um interesse claro pela literatura, com a recusa do Nobel por Sarte, a morte de Albert Camus ou a passagem de Jorge Amado por Portugal, assim como as mudanças de poder nas ex-colónias. Esta investigação sugere, por fim, que a revista sobreviveu ao regime ditatorial e que a transição para a democracia foi relativamente inócua para o tratamento de assuntos internacionais.

Biografia do Autor

Orquídea Moreira Ribeiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal)

Doutor com Agregação em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal). Professor Associado com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal); Investigador Integrado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Braga/Portugal). E-mail: oribeiro@utad.pt.

Fábio Ribeiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal); Investigador Integrado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Braga/Portugal)

Doutor Europeu em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga/Portugal) e Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona/Espanha). Professor Associado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal); Investigador Integrado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Braga/Portugal). E-mail: fabior@utad.pt.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Ribeiro, O. M., & Ribeiro, F. (2024). O IMAGINÁRIO INTERNACIONAL A PARTIR DA PRIMEIRA PÁGINA: O CONTRIBUTO DA REVISTA SEARA NOVA NA TRANSIÇÃO DA DITADURA PARA A DEMOCRACIA EM PORTUGAL . Revista Prâksis, 1, 126–152. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3579

Edição

Seção

Artigos Livres