ANÁLISE POLISSÊMICA DO TERMO “ESTÉTICA” A PARTIR DE DOIS PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Augusto César Vilela Gama Universidade de Brasília
  • Tadeu João Ribeiro Baptista Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3349

Palavras-chave:

Educação Física, Estética, Polissemia

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a polissemia do termo “estética” nas produções científicas do campo da educação física, especificamente em dois periódicos, a Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE). A partir de uma revisão sistemática quanti-qualitativa, utilizando-se do descritor “estética” e suas variações em gênero e número no sistema de busca on-line dos periódicos RBCE e RBEFE, organizando e selecionando os estudos publicados a partir de janeiro de 2015 a junho de 2018 que resultou em uma amostragem final de 49 artigos científicos, os quais foram analisados e categorizados em duas fases. A primeira de cunho quantitativo e a segunda de cunho qualitativo, respectivamente. Deste total, tem-se 20 (40,8%) artigos utilizando o termo “estética” com valor de “belo” e 29 (59,2%) artigos com o termo “estética” manifestando ideia de “beleza corporal”. Os periódicos analisados neste estudo explicitaram como as pesquisas em educação física tem empregado o vocábulo “estética”, revelando artigos que contemplam o belo pela teoria estética, ainda que se encontrando em menor quantidade em relação à “estética” vista como “estética corporal”.

Biografia do Autor

Augusto César Vilela Gama, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília/Brasil). E-mail: efpesquisador@outlook.com.

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas/Brasil). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: tadeujrbaptista@yahoo.com.br.

Referências

ABRAHÃO, Bruno Otávio de Lacerda; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. O espetáculo esportivo na construção das representações sobre a identidade brasileira: uma análise da abertura dos Jogos Pan‐americanos de 2007 ‐ o “Pan do Brasil”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 4, p. 333–340, 2015. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915000803. Acesso em: 28 jun. 2022.

ADORNO, Theodor W. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994.

ADORNO, Theodor W. Minima Moralia. Lisboa: Edições 70, 2001.

ADORNO, Theodor W. Sobre a indústria da cultura. Coimbra: Angelus Novus, 2003.

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2008.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ANJOS, Kátia Silva Souza dos; OLIVEIRA, Régia Cristina; VELARDI, Marília. A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 3, p. 439–452, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105819/104518. Acesso em: 2 jul. 2022.

BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide et al. Perfis motivacionais de corredores de rua com diferentes tempos de prática. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 1, p. 65–73, 2015. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S010132891500013X. Acesso em: 25 jun. 2022.

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. A educação do corpo na sociedade do capital. Curitiba: Appris, 2013.

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro; ZANOLLA, Sílvia Rosa da Silva. Corpo, estética e ideologia: um diálogo com a ideia de beleza natural. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 3, p. 999–1010, 2016. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/61861. Acesso em: 3 jul. 2022.

BATISTA, Micheline. Hermenêutica filosófica e o debate Gadamer-Habermas. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, v. 2, n. 1, p. 101–118, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/15000/9769. Acesso em: 25 jul. 2022.

BENTO, Jorge Olímpio. “Quo vadis”, Universidade encurralada, engessada e estagnada?! Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, n. nesp, p. 27–49, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/135225/131045. Acesso em: 2 jul. 2022.

BRASILEIRO, Lívia Tenorio; NASCIMENTO FILHO, Márcio José do. A contribuição de Isabel Marques nas produções sobre “dança” e “ensino de dança” na Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, n. 1, p. 223–233, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141774/136802. Acesso em: 2 jul. 2022.

CANDIDO, Cássia Marques; PALMA, Alexandre; ASSIS, Monique Ribeiro de. A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA / 90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 2, p. 345–357, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117526/115254. Acesso em: 2 jul. 2022.

CAPRARO, André Mendes et al. A crônica esportiva de José Lins do Rego: política, paixão e relações de força. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 2, p. 323–333, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117525/115252. Acesso em: 2 jul. 2022.

CARBINATTO, Michele Viviene et al. Pedagogia do esporte e motivação: discussão à luz da opinião de ginastas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, n. 2, p. 433–446, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/147555/141077. Acesso em: 2 jul. 2022.

CASTRO, Julia; FARINA, Cynthia. Hacia un cuerpo de la experiencia en la educación corporal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 2, p. 179–184, 2015. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915000207. Acesso em: 25 jun. 2022.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

CODO, Wanderley; SENNE, Wilson A. O que é corpo (latria). São Paulo: Brasiliense, 1985.

COSTA, Ana Carolina Pereira; TORRE, Mariana Carvalho de Moura Della; ALVARENGA, Marle dos Santos. Atitudes em relação ao exercício e insatisfação com a imagem corporal de frequentadores de academia. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 3, p. 453–464, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105820/104519. Acesso em: 2 jul. 2022.

COSTA, Leandro de Araújo et al. Intervenção urbana esportiva: notas etnográficas sobre o grupo Rizoma. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 1, p. 81–93, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/97344/96356. Acesso em: 2 jul. 2022.

COSTA, Telma Aparecida et al. Suplementação com bebida artesanal que contém carboidrato em atletas da ginástica rítmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 2, p. 115–122, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916000366. Acesso em: 25 jun. 2022.

COTANDA, Fernando Coutinho. A polissemia dos conceitos e suas implicações para a sociologia: os usos do termo “sistema”. Educação & Sociedade, v. 35, n. 128, p. 829–842, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300829&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 jul. 2022.

CRUZ JUNIOR, Gilson. Vivendo o jogo ou jogando a vida? Notas sobre jogos (digitais) e educação em meio à cultura ludificada. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 3, p. 226–232, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916301767. Acesso em: 28 jun. 2022.

DAL‐CIN, Jamile; REZER, Ricardo. Experiência estética e formação inicial de professores: um olhar para o campo da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 1, p. 32–38, 2018. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916301755. Acesso em: 25 jun. 2022.

DICIO. Dicionário Online de Português. 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/. Acesso em: 20 jul. 2022.

EUFRÁSIO, José Jefferson Gomes; NÓBREGA, Terezinha Petrucia Da. Representações do corpo masculino na revista Men’s Health. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 1, p. 31–38, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916000299. Acesso em: 25 jun. 2022.

EUSSE, Karen Lorena Gil; BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão De. A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor‐artista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 11–17, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001456. Acesso em: 28 jun. 2022.

FERREIRA, Luiz Alberto dos Santos; DAMICO, José Geraldo Soares; FRAGA, Alex Branco. Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 2, p. 176–182, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915300548. Acesso em: 25 jun. 2022.

FORELL, Leandro; STIGGER, Marco Paulo. Trabalho voluntário em políticas públicas sociais de esporte e lazer: uma análise a partir de casos do Programa Escola Aberta. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 1, p. 24–30, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001171. Acesso em: 28 jun. 2022.

FORTES, Leonardo de Sousa et al. Satisfação corporal associada à gordura corporal e estado nutricional em jovens basquetebolistas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 2, p. 259–266, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99799/98253. Acesso em: 2 jul. 2022.

FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de et al. O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMC. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 3, p. 389–404, 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16775/18488. Acesso em: 29 jun. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 168–194, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 jul. 2022.

FURTADO, Roberto Pereira; SANTIAGO, Lorena Paes. Educação Física e trabalho: considerações a respeito da inserção profissional de egressos da FEF-UFG. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 2, p. 325–336, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99806/98262. Acesso em: 2 jul. 2022.

GABRIEL, Bruno José; FREITAS JÚNIOR, Miguel Archanjo de. O discurso acerca da seleção brasileira presente na Folha de S.Paulo durante o ano de realização da “Germany World Cup”. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 2, p. 371–383, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117527/115256. Acesso em: 2 jul. 2022.

GALLO, Luz Elena. Una didáctica performativa para educar (desde) el cuerpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 2, p. 199–205, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S010132891630021X. Acesso em: 25 jun. 2022.

GELÉZEAU, Valérie. The body, cosmetics and aesthetics in South Korea: The emergence of a field of research. HAL, 2015. Disponível em: http://crc.ehess.fr/index.php?170. Acesso em: 14 jul. 2022.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Os discursos de corpo bem dito, mal dito e não dito: uma análise a partir de filmes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 4, p. 414–421, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916000354. Acesso em: 25 jun. 2022.

GONÇALVES, Michelle Carreirão; VAZ, Alexandre Fernandez. Produção de forma no esporte: sobre a estética do rúgbi. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 4, p. 347–354, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328917301804. Acesso em: 25 jun. 2022.

GRAÇA, Maria Luísa Baratada Rocha Gagliardini. Uma visão internalista para desfrutar plenamente o desporto. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 1, p. 104–106, 2015. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915000153. Acesso em: 28 jun. 2022.

GUARANHA, Manoel Francisco. Interdiscursividade: a crônica como revisitação estética da realidade por meio do diálogo entre os discursos jornalístico e literário. In: TESSITURAS, INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008. Disponível em: http://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/026/MANOEL_GUARANHA.pdf. Acesso em: 25 jul. 2022.

HEROLD JR., Carlos. Olhares aparentemente dispersos para a história da educação corporal: Sentidos e sensibilidades. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, p. 310–312, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S010132891630083X. Acesso em: 25 jun. 2022.

HÚNGARO, Edson Marcelo; PATRIARCA, Amanda Corrêa; GAMBOA, Sílvio Sanchez. A decadência ideológica e a produção científica na educação física. Revista Pedagógica, v. 19, n. 40, p. 43–67, 2017. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3741. Acesso em: 25 jun. 2022.

LANDA, María Inés. Fitness-management: el conflictivo devenir de una cultura empresarial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 18–25, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001365. Acesso em: 25 jun. 2022.

LISE, Riqueldi Straub; CAPRARO, André Mendes; CAVICHIOLLI, Fernando Renato. A Copa do Mundo de 1982 e o “turbilhão de emoções” nas crônicas de Nelson Motta. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 1, p. 10–16, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001195. Acesso em: 28 jun. 2022.

LIZ, Carla Maria de; ANDRADE, Alexandro. Análise qualitativa dos motivos de adesão e desistência da musculação em academias. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, p. 267–274, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001237. Acesso em: 25 jun. 2022.

LORENZINI, Ana Rita; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2018. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916300105. Acesso em: 25 jun. 2022.

MACEDO, Elina Elias de; NEIRA, Marcos Garcia. A Educação Física na creche: tematizando as práticas corporais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, n. 1, p. 99–106, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141767/136791. Acesso em: 2 jul. 2022.

MARTINI, Cristiane Oliveira Pisani; VIANA, Juliana de Alencar. “Jogando” com as diferentes linguagens: a atualização dos jogos na educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, p. 243–250, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916000056. Acesso em: 25 jun. 2022.

MEDEIROS, Daniele Cristina Carqueijeiro de; SOARES, Carmen Lúcia. Entre a cura e o divertimento: as viagens de férias junto à natureza em estâncias hidrominerais (1930‐1940). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, p. 213–219, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916000172. Acesso em: 25 jun. 2022.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza et al. Em pauta a produção do Grupo de Trabalho Temático Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1997‐2011). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 1, p. 17–23, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916000408. Acesso em: 25 jun. 2022.

MENEGON, Daniel et al. Musculação na educação física escolar: uma experiência no ensino médio noturno. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 2, p. 171–178, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001432. Acesso em: 25 jun. 2022.

MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo na formação inicial em educação física: um relato autoetnográfico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 1, p. 39–45, 2018. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916302190. Acesso em: 25 jun. 2022.

MOGENDORFF, Janine Regina. A Escola de Frankfurt e seu legado. Verso e Reverso, v. 26, n. 63, p. 152–159, 2012.

MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Medicine, v. 6, n. 7, 2009.

MORAES, Danielle Batista de. Lazer e Estética: as possibilidades de Lukács para o debate da Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Brasília: Universidade de Brasília, 2014.

MORENO, Andrea. A propósito de Ling, da ginástica sueca e da circulação de impressos em língua portuguesa. Revista Brasileira de Ciencias do Esporte, v. 37, n. 2, p. 128–135, 2015. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S010132891500027X. Acesso em: 25 jun. 2022.

MOURA, Diego Luz. Corrigindo o estigma através do espetáculo: o caso da equipe de futebol de anões. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 4, p. 341–347, 2015. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915000761. Acesso em: 28 jun. 2022.

NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2018. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328918300374. Acesso em: 28 jun. 2022.

NOGUEIRA, Fabiana Ranielle de Siqueira et al. Prevalência de uso de recursos ergogênicos em praticantes de musculação na cidade de João Pessoa, Paraíba. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 1, p. 56–64, 2015. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915000128. Acesso em: 25 jun. 2022.

OLIVEIRA, Aldair J. et al. Aspectos motivacionais de praticantes de judô do sexo masculino. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 2, p. 156–162, 2018. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328917300276. Acesso em: 25 jun. 2022.

OLIVEIRA, Luana Lima de; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes. Fatores sociodemográficos, perfil dos usuários e motivação para o uso de esteroides anabolizantes entre jovens adultos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2018. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916302451. Acesso em: 28 jun. 2022.

PALOMARES-CUADROS, Juan et al. La acción docente en la protección sociocomunitaria de los juegos populares de Buleleng-Bali. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 2, p. 177–183, 2018. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328917301105. Acesso em: 25 jun. 2022.

PATRICIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 199–216, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115461/113064. Acesso em: 2 jul. 2022.

PERES, Raquel Jacintho et al. Insatisfação com a imagem corporal entre pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 4, p. 362–366, 2015. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915000876. Acesso em: 25 jun. 2022.

PIZANI, Juliana et al. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, p. 259–266, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001286. Acesso em: 28 jun. 2022.

RETONDAR, Jeferson José Moebus; BONNET, Juliana Coutinho; HARRIS, Elisabeth Rose Assumpção. Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 3–10, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001353. Acesso em: 28 jun. 2022.

SÁ, Thiago Hérick de; VELARDI, Marília; FLORINDO, Alex Antonio. Limites e potencialidades da educação dos trabalhadores de saúde da família para promoção da atividade física: uma pesquisa participativa. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 2, p. 417–426, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117529/115260. Acesso em: 2 jul. 2022.

SALVINI, Leila; SOUZA, Juliano de; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. Entre fachadas, bastidores e estigmas: uma análise sociológica do futebol feminino a partir da teoria da ação social de Erving Goffman. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 4, p. 559–569, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/108407/106707. Acesso em: 2 jul. 2022.

SANTOS, Silvan Menezes dos et al. Mídia e Jogos Paralímpicos no Brasil: a cobertura da Folha de S.Paulo entre 1992 e 2016. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2018. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328917300975. Acesso em: 25 jun. 2022.

SAURA, Soraia Chung; ZIMMERMANN, Ana Cristina; RUBIO, Kátia. Os estudos socioculturais do movimento humano e os 40 anos da Pós-graduação da EEFE-USP. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, n. nesp, p. 111–119, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/135276/131096. Acesso em: 2 jul. 2022.

SCHAEFER, Sérgio. A teoria estética em Adorno. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

SCHWARTZ, Gisele Maria et al. Estratégias de participação da mulher nos esportes de aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 2, p. 156–162, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915001250. Acesso em: 28 jun. 2022.

SILVA, Alan Camargo; FREITAS, Diego Costa; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Profissionais de Educação Física de academias de ginástica do Rio de Janeiro e a pluralidade de concepções de corpo. Revista Brasileira de Ciencias do Esporte, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.002. Acesso em: 25 jun. 2022.

SILVA, Emília Amélia Pinto Costa da et al. Percepção da qualidade do ambiente e vivências em espaços públicos de lazer. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, p. 251–258, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916000329. Acesso em: 28 jun. 2022.

SILVA, Walan Robert da et al. Satisfação com a vida e status social subjetivo em atletas de futsal e futebol de campo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2018. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916300476. Acesso em: 28 jun. 2022.

SIMÕES, Regina et al. A produção acadêmica sobre ginástica: estado da arte dos artigos científicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 183–198, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115460/113063. Acesso em: 2 jul. 2022.

SOUZA, Maria Thereza Oliveira; CAPRARO, André Mendes; JENSEN, Larissa. “Olhos masculinos nascidos para a contemplação do belo”: a relação entre esporte e mulher na crônica esportiva brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 4, p. 355–361, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915300342. Acesso em: 25 jun. 2022.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

TOLEDO, Eliana de; ANTUALPA, Kizzy. A valorização dos aspectos artísticos do Código de Pontuação na ginástica rítmica: uma análise das últimas três décadas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 119–131, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115455/113058. Acesso em: 2 jul. 2022.

TUCUNDUVA, Bruno Barth Pinto; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. A multiplicidade conceitual da acrobacia: arte, esporte e entretenimento. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 2, p. 214–216, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916000202. Acesso em: 25 jun. 2022.

VARNIER, Thacia Ramos; GOMES, Ivan Marcelo. Entre ações e discursos: a recepção dos usuários às informações de um programa de educação em saúde da rede pública na cidade de Vitória/ES. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 3, p. 219–225, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328916301846. Acesso em: 25 jun. 2022.

VAZ, Alexandre Fernandez; ALMEIDA, Felipe Quintão de; BASSANI, Jaison José. Da pesquisa e da prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 4, p. 329, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328917301798. Acesso em: 25 jun. 2022.

VAZ, Alexandre Fernandez; ALMEIDA, Felipe Quintão de; BASSANI, Jaison José. O fim de uma etapa...10 anos de edição da RBCE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 1, p. 1–2, 2018. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328917302378. Acesso em: 28 jun. 2022.

VICENTE-PEDRAZ, Miguel; BROZAS-POLO, María Paz. El triunfo de la regularidad: gimnasia higiénica contra acrobacia en la configuración de la educación física escolar en la segunda mitad del siglo XIX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 1, p. 49–55, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0101328915300068. Acesso em: 25 jun. 2022.

ZOBOLI, Fabio et al. O corpo híbrido: análise midiática da participação do atleta Oscar Pistorius no Mundial de Atletismo de 2011. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 26–33, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S010132891500133X. Acesso em: 25 jun. 2022.

ZUCCOLOTTO, Ana Paula et al. Efeito do treinamento de força com resistência elástica sobre o desempenho da flexão de quadril em bailarinas clássicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 4, p. 893–901, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126183/122959. Acesso em: 2 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Gama, A. C. V., & Baptista, T. J. R. (2023). ANÁLISE POLISSÊMICA DO TERMO “ESTÉTICA” A PARTIR DE DOIS PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA . Revista Prâksis, 2, 211–236. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3349

Edição

Seção

Artigos Livres