A IDEOLOGIA DO AZUL E DO ROSA: SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2329Palavras-chave:
Sexualidade, Identidade, Educação, GêneroResumo
Apresentamos como temática a identidade sexual e de gênero no espaço educativo. Este artigo teve como objetivo investigar, através de revisão sistemática, as principais questões de identidade sexual e de gênero na educação. Enquanto metodologia, buscou-se descrever a temática em estudo através do diálogo entre autores. Deste modo, os resultados apresentam – sob específica atenção – o que se diz em respeito à valorização do ser, sujeito de direto e pertencimento aos ambientes sociais. Conclui-se que o espaço educativo, enquanto instituição escolar e na capacidade de despertar a esperança, permite ao discente superar os seus anseios e medos, satisfazendo suas necessidades e aspirações.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: Edições, 2011.
BATISTA, Claudia Aparecida. Educação e Sexualidade: um diálogo com educadores. São Paulo: Ícone, 2018.
BENTO, Berenice Alves de Melo. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.
BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
BUTLER, Judith. Sujeitos do sexo/gênero/desejo. In: Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira. 2003.
CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CORRÊA, Lisete Bertotto. A exclusão branda do homossexual no ambiente escolar. 2003. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
CROCHIK, J. L. Preconceito, indivíduo e cultura. 3. ed. São Paulo: Casa do psicólogo, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Transfobia e crimes de ódio: Assassinatos de pessoas transgênero como genocídio. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281321251_Transfobia_e_crimes_de_odio_Assassinatos_de_pessoas_transgenero_como_genocidio. Acesso em: 17 jul. 2021.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Educação e Homofobia: o reconhecimento da diversidade sexual para além do multiculturalismo liberal. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.) Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
KATZ, Elvis Patrick; MUTZ, Andressa Silva da Costa. Escola sem partido: produção de sentidos e disputa em torno do papel da escola pública no Brasil. ETD Educação Temática Digital, Campinas/SP, v. 19, p. 184-205, jan./mar., 2017.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Heteronormatividade. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas. Brasília, DF: MEC; UNESCO, 2009. p. 85-93.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LOURO, Guacira Lopes. Teoria Queer: uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral. Gênero, sexualidade e diversidade na escola: a construção de uma cultura democrática. 2007. 428 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças. Série Cadernos da Diversidade, vol. 6. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
MODESTO. Transgeneridade: um complexo desafio. Via Atlântica, São Paulo, n. 24, 49-65, dez., 2013.
MORAES, Romildo de Oliveira et al. Gestão Estratégica de Custos: Investigação da Produção Científica no Período de 2008 a 2012. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 20., 2013, Uberlândia. Anais... São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2013.
NUNES, Lauro Victor. Por uma Educação que Reconheça a Diferença LGBT. Psicologia política, v. 15, n. 32, p. 203-210, jan./abr., 2015.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.
SANTOS, Boaventura Souza. Para uma concepção multicultural de direitos humanos. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 7-34, jan./jun., 2001.
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos; VEIGA, Karina. Os efeitos do poder usado pelo projeto escola sem partido na docência. Caderno Gênero Tecnologia, Curitiba, v. 13, n. 42, p. 297-312, jul./dez., 2020.
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos; VEIGA, Karina. Os efeitos do poder usado pelo projeto escola sem partido na docência. Caderno Gênero Tecnologia, Curitiba, v. 13, n. 42, p. 297-312, jul./dez., 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.