DESIGN ESTRATÉGICO NA CONSTRUÇÃO DO FIGURINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Antonio Carlos Rabadan Cimadevila

Resumo


Desafios cotidianos e profissionais fazem com que o indivíduo seja impelido a uma criação compulsiva na tentativa de alcançar metas muitas vezes impossíveis ou imaginárias; para o autor, não foi diferente. No universo da moda, os atos de compreender, absorver e não copiar, fazem parte da criação do vestir. Valendo-se da cultura social para transformar as vestes em um reflexo do pensar, esse processo muitas vezes é caótico. Para compreendê-lo melhor, especificamente na construção de um figurino teatral, utilizar-se-á de ferramentas do designer estratégico, no intuito de organizar de forma estratégica o processo criativo que foi desenvolvido dentro da Universidade Feevale, envolvendo acadêmicos da disciplina Projeto de Figurino. O designer estratégico trabalha no paradoxo da complexidade, por esse motivo não é possível trabalhar de forma dívidida e sim como um todo que se relaciona. O mesmo ocorre com o figurino teatral que, para cumprir sua função, precisa apresentar em sua concepção e construção o entendimento do todo e suas relações dentro do espetáculo.

Palavras-chave: Design Estratégico. Designer de Moda. Processo Criativo. Figurino. Interdisciplinariedade.

 

ABSTRACT

Everyday and professional challenges cause the individual to be pushed into a compulsive creation in the attempt to achieve goals that are often impossible or imagined; for the author, was no different. In the universe of fashion, the acts of understanding, absorbing and not copying are part of the creation of dress. Using social culture to transform the garments into a reflection of thinking this process is often chaotic. To better understand this process specifically in the construction of the theatrical costumes, it will use strategic designer tools, in order to strategically organize the creative process that was developed within the Feevale University, involving academics of the discipline ‘Design of Costume’. The strategic designer, according to Zurlo, works in the paradox of complexity, so it isn’t possible to work in a deviant way, but as a whole and with all the relations of these parts. The same happens with the theatrical costumes, which, in order to fulfill their function, must present in their conception and construction the understanding of the whole and its relations within the spectacle.

Keywords: Strategic Design. Fashion Designer. Creative Process. Costume Design. Interdisciplinarity.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1218

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