Dossiê: Economia e Sociedade Digital

2023-06-20

          De acordo com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2022) , o tema Economia e Sociedade Digital importa por referir-se ao caráter cada vez mais digitalizado que compõe a vida social contemporânea. Ainda de acordo com o documento, produção, infraestrutura, monetização e trocas econômicas têm sido conduzidas por esta rápida digitalização. Podemos acrescentar que todos os tipos de interações que se dão via mediação de plataformas digitais são transformados por estes processos, na medida em que as primeiras imprimem aspectos relativos à infraestrutura, modelo de negócios e governança nas atividades viabilizadas por essas estruturas digitalizadas (VAN DIJCK; POELL; NIEBORG, 2020; D'ANDRÉA, 2020).
          “Economia e Sociedade Digital” foi o tema em torno do qual o Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale, e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, da Universidade do Rio dos Sinos, estabeleceram Acordo de Cooperação a partir do Edital de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas (CNPq) . O edital visa fomentar a formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica, além de fortalecer redes de pesquisa em torno de temas estratégicos.
          Esse processo se deu por meio de seleção de 3 doutorandos, cujos projetos versam sobre Comunicação Digital, por parte do PPG em Processos e Manifestações Culturais, que desenvolveram atividades em disciplinas, grupos de pesquisa e eventos acadêmicos junto aos professores do PPG em Ciências da Comunicação. O projeto envolveu atividades entre os seguintes grupos de pesquisa: Comunicação, Consumo e Cultura Digitais (c3dig), Audiovisualidades da Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCav), Laboratório de Pesquisa: Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias (Cultpoplab) e Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC).
          Este dossiê tem por objetivo reunir resultados de pesquisa decorrentes deste Acordo de Cooperação, entre 2020-2024, ou seja, artigos sobre Economia e Sociedade Digital elaborados no âmbito das duas instituições.
          Sugerimos - mas não exclusivamente - os seguintes tópicos relativos à esta temática:
          - Processos de plataformização;
          - Plataformização da produção cultural;
          - Processos midiáticos mediados por plataformas digitais;
          - Plataformização e desinformação;
          - Imagens e imaginários na tecnocultura contemporânea; 
          - Plataformas de redes sociais e práticas de fãs;
          - Produtos audiovisuais em plataformas digitais;
          - Economia digital e impactos na produção cultural.

          Organização:
          Prof.ª Dr.ª Sandra Portella Montardo (Universidade Feevale) 
          Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer (Unisinos)     

          Envio de artigos: até 31 de outubro de 2023
          Previsão de publicação:
até 31 de janeiro de 2024
________________________________
1 Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/a-finep/Politica/16_03_2018_Estrategia_Nacional_de_Ciencia_Tecnologia_e_Inovacao_2016_2022.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
2 Disponível em: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_war_resultadoscnpqportlet_instance_0zam&id=47-1296-6209&detalha=chamadadetalhada&filtro=resultados. Acesso em: 28 jun. 2023.