Dossiê: Escritas, escutas e sonoridades

2023-02-14

          Este dossiê visa unir trabalhos de pesquisadores das áreas de educação, música, história, antropologia, sociologia, literatura, comunicação, letras, dentre outras áreas afins que desenvolvam pesquisas sobre possíveis relações entre escritas, escutas e sonoridades. Por exemplo, o conceito de escrita de ouvido, proposto por Marília Librandi, surge durante a leitura de A Hora da Estrela, pois nessa narrativa há um excerto: “E a pergunta é: como escrevo? Verifico que escrevo de ouvido assim como aprendi inglês e francês de ouvido” (LISPECTOR, 1998, p. 18). O ato de escrever de ouvido se relaciona com o uso de uma língua pré-consciente, de uma língua que se ouve e que é significante antes de ser significado; que é, antes do som, tom, nuance e vibração. Esse escrever diz respeito à incorporação de sentidos e de sonoridades do ouvido/ouvir na prosa ficcional.
          Pode-se ouvir uma simples fala, um discurso, uma poesia ou uma música em uma língua estrangeira desconhecida e não se entender nada, todavia se apre(e)nde algo de sentido, pois o conteúdo ouvido pode soar como jogos de linguagens sensíveis e reverberar como uma espécie de estética da sonoridade, a qual tem receptividade e é filtrada por meio da subjetividade.
          O que está presente em um texto ¬– da forma mais abrangível possível – é o que sonoramente está atrás do pensamento, aquém ou além da linguagem, tal como sensações, pulsações, reverberações e timbres.
          Este dossiê se destina a estudos que percebam e ou que esc(r)utem escritas, escutas, sonoridades, paisagens ou texturas sonoras na composição de narrativas e que evidenciem os impactos, os desdobramentos de sentido e as intepretações possíveis que podem ser não apenas realizadas, mas também partilhadas ou produzidas por meio de uma sensibilidade sonoro-leitora-produtora.
          Dessa forma, esta chamada da Revista Prâksis receberá textos que realizem interfaces entre:
          - Narrativas e musicalidades;
          - Narrativas e sonoridades;
          - Produção de texturas sonoras;
          - Produtos culturais (hq, graphic novels, mangás, etc.) e sonoridades;
          - Sensibilidade sonora na leitura de textos narrativos;
          - Narrativas fílmicas e trilhas sonoras;
          - Literatura e paisagens ou texturas sonoras;
          - Sonoridades e partilha de conhecimento;
          - Sonoridades e experiências estéticas;
          - Intervenções artístico-sonoras;
          - Simbolismo/significação da música na literatura;
          - Música como narrativa e vice-versa.


          Organização:
          Prof.ª Dr.ª Denise Blanco Sant'Anna (Universidade Feevale)
          Prof. Dr. Sérgio Bairon (Universidade de São Paulo)
          Prof. Dr. Éder Cabral (Universidade Feevale)

          Envio de artigos: até 30 de maio de 2023
          Previsão de publicação:
até 31 de julho de 2023