Dossiê: Arte e Moda: Iberê Camargo, as Artes Visuais e a Moda no Rio Grande do Sul

2022-06-01

          Como foi revelado pela exposição “Modelar no tempo: Iberê e a moda”, que aconteceu entre os meses de maio e agosto de 2021 na fundação que leva o seu nome, Iberê Camargo (1914-1994) se interessou pelas formas da moda desde os anos de aprendizagem. A relação intensificou-se quando, na década de 1960, Iberê colaborou com a empresa de fios sintéticos Rhodia no desenvolvimento de estampas. As coleções da Rhodia eram apresentadas durante a Feira Nacional da Indústria Têxtil (FENIT) em desfiles-show de grande repercussão e contavam com a participação de nomes importantes das artes plásticas, da moda e da música do país.
          Já na década de 1980, período que marca o retorno de Iberê a Porto Alegre, a observação das vitrines do centro da cidade deu início à série de obras intitulada “Manequins”. No mesmo período, o artista participou de uma ação do Grupo Moda Vanguarda Sul que realizou um desfile no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).
          Os múltiplos suportes e espaços utilizados por Iberê Camargo nos lembram que a moda é um objeto interdisciplinar por natureza, e este dossiê tem como ponto de partida o interesse de Iberê pela moda.
          Convidamos autores a desenvolver artigos que explorem essas diversas possibilidades, ao investigar os movimentos da moda e suas aproximações com outras estéticas, seus fazeres, suas imagens e linguagens, observando aspectos históricos e sociais ao valorizar a diversidade cultural e a interdisciplinaridade.
          Para tanto, partimos da premissa que a moda pode ser entendida como resultado de uma manifestação cultural, que torna visível não somente um determinado gosto ou estilo, mas um conjunto de crenças e valores que funcionam como marcas distintivas por meio das quais os sujeitos se relacionam. Elas não são estáveis porque, assim como a cultura, atuam com o tempo vivido. A moda, portanto, pode ser um ponto de partida para a compreensão da sociedade em diferentes tempos.

          Esperamos sua contribuição!

          Organização:
          Profa. Dra. Carolina Casarin (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
          Profa. Dra. Renata Fratton Noronha (Universidade Feevale)

          Envio de artigos: até 31 de outubro de 2022
          Previsão de publicação:
até 31 de janeiro de 2023