“BARTER” MECANISMO ESTRATÉGICO NO AGRONEGÓCIO: UMA APROPRIAÇÃO DO TEMA EM EIXOS TEMÁTICOS PARA DIRECIONAMENTO DE NOVAS PESQUISAS

Autores

  • Flávio Sérgio Linhares Universidade Federal de Rondonópolis
  • João Luís Antunes Campos Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Gonzaga de Castro Junior Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v19i2.3010

Palavras-chave:

Mercado, Operações de Barter, Revisão Integrativa de Literatura, Risco

Resumo

“Barter” consiste em uma operação em que o produtor tem a possibilidade de trocar a sua produção por insumos que serão utilizados durante o processo produtivo. Diante disso, este estudo buscou propor uma estrutura de eixos temáticos sobre o tema que poderá nortear uma agenda de pesquisas futuras. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão integrativa de literatura dos estudos que abordam sobre as operações de “Barter” no mercado como processo estratégico. Os resultados foram consistentes, sendo possível estabelecer cinco eixos temáticos que compõem a matriz conceitual e empírica sobre os estudos que abordam sobre o tema: (i) motivações para o uso de “Barter”; (ii) fatores determinantes da operação; (iii) riscos inerentes à operação; (iv) vantagens da utilização desse mecanismo; e (v) desafios e dificuldades da operação. Assim, foi identificada uma heterogeneidade temática dos estudos e recomenda-se que futuras pesquisas sejam direcionadas para melhor entendimento desses componentes temáticos, principalmente sobre os desafios e dificuldades enfrentadas pelos praticantes. Uma das características identificada na literatura é que operações de “Barter” são realizadas quando há falta de liquidez no mercado, tornando-se, portanto, uma alternativa de financiamento. Assim, os resultados encontrados podem estimular práticas dessa operação, principalmente em períodos de crises. Foi demonstrado que esse tipo de operação evoluiu nos últimos anos, mas ainda carece de estudos sobre os seus benefícios e aplicabilidade tanto para o setor produtivo quanto para as revendas de insumos.

Biografia do Autor

Flávio Sérgio Linhares, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Lavras/Brasil). Servidor Docente na Universidade Federal de Rondonópolis (Rondonópolis/Brasil). E-mail: flavio.linhares@ufr.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2405-0956

João Luís Antunes Campos, Universidade Federal de Lavras

Mestrando em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (Lavras/Brasil). Discente do programa de mestrado em Ciências Veterinárias na Universidade Federal de Lavras (Lavras/Brasil). E-mail: joao.campos3@estudante.ufla.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8863-7361

Luiz Gonzaga de Castro Junior, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor Titular na Universidade Federal de Lavras (Lavras/Brasil). E-mail: lgcastro@ufla.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1215-0183

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

Linhares, F. S., Campos, J. L. A., & Junior, L. G. de C. (2022). “BARTER” MECANISMO ESTRATÉGICO NO AGRONEGÓCIO: UMA APROPRIAÇÃO DO TEMA EM EIXOS TEMÁTICOS PARA DIRECIONAMENTO DE NOVAS PESQUISAS. Revista Gestão E Desenvolvimento, 19(2), 49–75. https://doi.org/10.25112/rgd.v19i2.3010