COOPERAÇÃO, COMPETIÇÃO E COOPETIÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE PEQUENOS FEIRANTES DE UM AGLOMERADO DE VAREJO EM ARACAJU-SE

Autores

  • Everiline de Souza Bispo Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS E-mail: everiline.bispo@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-4995-1136
  • Rosangela Sarmento Silva Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - (São Paulo/Brasil) Professora de Administração na Universidade Federal de Sergipe - UFS E-mail: rosangelasarmento13@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-3044-9699
  • Juliana Moreira dos Santos Graduada em Administração pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA E-mail: julianamoreirasanto@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-7931-3530
  • Esdras Antunes do Nascimento Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS E-mail: eanascimento7@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-5156-0460

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v17i3.2086

Resumo

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo central identificar os fatores formadores da cooperação, competição e coopetição provenientes dos relacionamentos existentes entre pequenos feirantes do aglomerado alimentício do Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, considerado um cluster planejado localizado na cidade de Aracaju-SE. Para isso, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza quantitativa por meio da Análise Fatorial Exploratória (AFE). O instrumento foi aplicado com 120 lojistas pertencentes ao cluster. Como resultado, no construto cooperação/colaboração foram identificados dois fatores: Ações Conjuntas (AC) e Troca de Informações (TI). Quanto ao construto competição, foram identificados três fatores: Concorrência (CONC), Comportamento Oportunista (CO) e Competitividade do Aglomerado (CA). Por fim, no construto coopetição identificaram-se quatro fatores, a saber: Localização (LOC), Desenvolvimento da empresa (DE), Colaboração (COL) e Relacionamentos Interorganizacionais (RIOS). Conclui-se que a causalidade dos relacionamentos cooperativos, competitivos e coopetitivos são provenientes de uma ação humana, para manterem-se no mercado, e não uma estratégica planejada.

Palavras-chave: Aglomerações varejistas. Clusters. Coopetição.

 

ABSTRACT

The main objective of this research was to identify the factors that make up the cooperation, competition and coopetition arising from the relationships between small fairants stalls of the Maria Virgínia Leite Franco Municipal Market, considered a planned cluster located in the city of Aracaju-SE. For this, a descriptive study of quantitative nature was developed through Exploratory Factor Analysis (EFA). The instrument was applied at 120 tenants belonging to the cluster. As a result, in the cooperation construct, two factors were identified: Joint Actions (CA) and Information Exchange (IT). Regarding the competition construct, three factors were identified: Competition (CONC), Opportunistic Behavior (CO) and Cluster Competitiveness (CA). Finally, in the coopetition construct, four factors were identified, namely: Location (LOC), Company Development (DE), Collaboration (COL) and Interorganizational Relations (RIOS). It is concluded that the causality of cooperative, competitive and coopetitive relationships comes from a human action, to remain in the market and not planned strategic.

Keywords: Retail agglomerations. Clusters. Coopetition.

Biografia do Autor

Everiline de Souza Bispo, Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS E-mail: everiline.bispo@gmail.com

Atuou como bolsista na Universidade Federal de Sergipe - UFS dando suporte à pós-graduação. Possui experiência com Revistas Eletrônicas Científicas da UFS. 

Rosangela Sarmento Silva, Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - (São Paulo/Brasil) Professora de Administração na Universidade Federal de Sergipe - UFS E-mail: rosangelasarmento13@gmail.com

Professora Drª do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe - UFS e Professora Colaboradora do Mestrado em Administração - UFS - PROPADM

Juliana Moreira dos Santos, Graduada em Administração pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA E-mail: julianamoreirasanto@gmail.com

Atua como voluntária no projeto de pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e propriedade intelectual: uma investigação do ecossistema empreendedor do estado do Pará.Atua como voluntária no projeto de extensão-Consultoria na Prática- Pré Consultores UNIFESSPA. Conselheira fiscal da Empresa Junior de Administração da UNIFESSPA

Esdras Antunes do Nascimento, Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS E-mail: eanascimento7@gmail.com

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, Analista Universitário Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

Bispo, E. de S., Silva, R. S., Santos, J. M. dos, & Nascimento, E. A. do. (2020). COOPERAÇÃO, COMPETIÇÃO E COOPETIÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE PEQUENOS FEIRANTES DE UM AGLOMERADO DE VAREJO EM ARACAJU-SE. Revista Gestão E Desenvolvimento, 17(3), 56–78. https://doi.org/10.25112/rgd.v17i3.2086