MARKETING DIGITAL EM TEMPOS DE CRISE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2784Palavras-chave:
Estratégias digitais, Crises, Revisão integrativa da literaturaResumo
A crise pode atingir uma organização por inúmeros motivos, dentre estes, por mudanças que ocorrem no mercado, na tecnologia, na concorrência ou até mesmo por uma pandemia vivida atualmente. Com isso, é necessário encontrar saídas para que seja possível contornar a situação e continuar atuando no mercado. Este artigo tem como objetivo analisar quais são as estratégias de marketing digital adotadas por organizações em diferentes situações de crise, inclusive a pandemia de Covid-19. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados nas bases Web of Science, Scopus, SPELL e SciELO. Os resultados mostram que diversas estratégias no meio digital são capazes de colaborar com os desafios que as organizações enfrentam com a globalização, como investir nos seus sites, atuar nas suas mídias sociais com conteúdo e campanhas, aplicativos, assistentes virtuais, publicidade e outros. Um framework de pesquisa foi criado com o objetivo de sintetizar as descobertas desta revisão integrativa. Organizações de diversos setores podem se espelhar nessas estratégias para lidar com a crise que enfrentam ou até mesmo aderi-las para que não sejam atingidas por adversidades inesperadas, resultando em perda de espaço ou até mesmo em sua retirada do mercado.
Referências
AVRAHAM, E. Combating tourism crisis following terror attacks: image repair strategies for European destinations since 2014. Current Issues in Tourism, p. 1-14, 2020.
BEHERA, R. K.; GUNASEKARAN, A.; GUPTA, S.; KAMBOJ, S.; BALA, P. K. Personalized digital marketing recommender engine. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 53, p. 1-24, 2020.
BUSCA, L.; BERTRANDIAS, L. A framework for Digital Marketing Research: investigating the four cultural eras of Digital Marketing. Journal of Interactive Marketing, v. 49, p. 1-19, 2020.
CAETANO, R. et al. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela Covid-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, p. 1-16, 2020.
CARNIELLO, M. F.; SANTOS, M. J.; OLIVEIRA, E. A. A. Q. Uso de ferramentas de comunicação digital na gestão de municípios das capitais brasileiras. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 8, n. 1, p. 9-21, 2011.
CARPIO, K. V. H.; ARCE, S.; ENJOLRAS, M.; CAMARGO, M. How Institutions Promote Digital Marketing in Small and Medium International Companies: a Comparison Between Costa Rica and France. Technology Innovation Management Review, v. 10, n. 4, 2020.
COOPER, H. M. Organizing knowledge syntheses: A taxonomy of literature reviews. Knowledge in Society, v. 1, p. 104-126, 1988.
COREYNEN, W.; MATTHYSSENS, P.; VAN BOCKHAVEN, W. Boosting servitization through digitization: pathways and dynamic resource configurations for manufacturers. Industrial Marketing Management, v. 60, p. 42-53, 2017.
DWIVEDI, Y. K. et al. Impact of Covid-19 pandemic on information management research and practice: Transforming education, work and life. International Journal of Information Management, 2020.
FIERRO, I.; ARBELAEZ, D. A. C.; GAVILANEZ, J. Digital marketing: a new tool for international education. Pensamiento y Gestión, v. 43, p. 240-260, 2017.
GIRIDHARARAJAN, R.; VASUDEVAN, S. K.; THANGAVELU, S.; SINI RAJ, P. IoT Based Approach for the Increased and Improved sales for the Brick and Mortar Stores. International Journal of Advanced Trends in Computer Science and Engineering, v. 9, n. 3, p. 3048-3052, 2020.
GUO S.; DING W.; LANSHINA T. Global Governance and the Role of the G20 in the Emerging Digital Economy. International Organisations Research Journal, v. 12, n. 4, p. 169–184, 2017.
HAMILTON, J. The Strategic Change Matrix and Business Sustainability across Covid-19. Sustainability, v. 12, n. 15, 2020.
KANNAN, P. K.; LI, H. A. Digital marketing: A framework, review and research agenda. International Journal of Research in Marketing, v. 34, n. 1, p. 22-45, 2017.
LOUW, C.; NIEUWENHUIZEN, C. Digitalization strategies for SMEs: A cost vs. skill approach for website development. African Journal of Science, Technology, Innovation and Development, p. 1-8, 2019.
MACHADO, Jones. Estratégias comunicacionais no contexto de crise: os contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em mídias digitais. 2015. 151f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Tio Grande do Sul, 2016.
MACHADO, Jones; BARICHELLO, Eugenia M. Mariano da Rocha. Comunicação de crise em mídias sociais digitais: um estudo do Twitter, do Facebook e do blog corporativo da Petrobras. Organicom, v. 12, n. 22, p. 187-197, 2015.
MACHADO, Jones; DURANTE, Juliana Baggattini; VIEGAS JUNIOR, Sérgio Tadeu Fraga. Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação da crise. Rev. Cad. Comun., v. 23, n. 1, p. 1-20, 2019.
MARÍN LÓPEZ, J. C.; LÓPEZ TRUJILLO, M. Análisis de datos para el marketing digital emprendedor: Caso de estudio del Parque de Innovación Empresarial de Manizales. Universidad & Empresa, v. 22, n. 38, p. 65-78, 2020.
MARTÍNEZ-LÓPEZ, F. J.; ANAYA-SÁNCHEZ, R.; AGUILAR-ILLESCAS, R.; MOLINILLO, S. Online Brand Communities: Using the Social Web for Branding and Marketing. Berlín: Springer, 2015.
MATEI, A. I.; SAVULESCU, C. Towards Sustainable Economy through Information and Communication Technologies Development: Case of the EU. Journal of Security and Sustainability Issues, v. 2, n. 2, p. 5-17, 2012.
MONTARDO, S. P.; ROSA, P. M. Blog Corporativo como Ferramenta de Marketing de Relacionamento: Estudo de Caso na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Sinos. Gestão e Desenvolvimento, v. 5, n. 2, p. 87-94, 2008.
NIXON, B. The business of news in the attention economy: Audience labor and MediaNews Group’s efforts to capitalize on news consumption. Journalism, v. 21, n. 1, p. 73-94, 2020.
PARISE, S.; GUINAN, P. J.; KAFKA R. Solving the crisis of immediacy: How digital technology can transform the customer experience. Business Horizons, v. 59, n. 4, p. 411-420, 2016.
PÉREZ-FABARA, M. A.; CHARRO, R. S. Motivación y esferas del consumidor digital. Journal Publicando, v. 12, n. 2, p. 269-282, 2017.
PETTERSSON, K.; SAKKI, I. Pray for the fatherland! Discursive and digital strategies at play in nationalist political blogging. Qualitative Research in Psychology, v. 14, n. 3, p. 315-349, 2017.
PRADO, E. The press in Catalonia: between the digital challenge and nation building. Media, Culture & Society, v. 37, n. 1, p. 134–143, 2015.
SALVADOR, A. B.; STREHLAU, V. I.; IKEDA, A. A. Crise Local de Marca Global e o Uso de Monitoramento de Redes Sociais. Revista Brasileira de Marketing, v. 14, n. 4, p. 438-450, 2015.
SAURA, J. R.; PALOS-SANCHEZ, P.; HERRÁEZ, B. R. Digital Marketing for Sustainable Growth: Business Models and Online Campaigns Using Sustainable Strategies. Sustainability, v. 12, n. 3, 2020.
TING, H.; LING, J.; CHEAH, J. H. Editorial: It Will Go Away!? Pandemic Crisis and Business in Asia. Asian Journal of Business Research, v. 10, n. 1, p. 1-7, 2020.
TORRACO, R. J. Writing integrative literature reviews: Using the past and present to explore the future. Human Resource Development Review, v. 15, n. 4, p. 404-428, 2016.
WANG, F. Digital marketing capabilities in international firms: a relational perspective. International Marketing Review, v. 37, n. 3, p. 559–577, 2020.
WIBOWO, A.; SANTOSO, J. T.; WIBOWO, M. C. Adoption of Technopreneurship and Information Technology in Accelerating the Growth of Digital-Based Entrepreneurs. Test Engineering and Management, v. 83, p. 18091-18095, 2020.
WORLD BANK. World Development Report 2016: Digital Dividends, World Bank Group, Washington, DC. 2016. https://www.worldbank.org/en/publication/wdr2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alyce Cardoso Campos, Daniel Carvalho de Rezende, Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Mozar José de Brito, Luiz Marcelo Antonialli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.