A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Gonçalo Mota Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3851

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Serviço social, Inteligência emocional, Formação

Resumo

Este artigo procura explorar o conflito latente entre as emoções e a tomada de decisão do assistente social. Argumentamos que esta relação, para além de necessária, é possível, desde que os profissionais sejam capazes de identificar e gerir as suas próprias emoções. Esta ideia de uma melhor e mais adequada atuação profissional, coincide com a perspetiva de um profissional emocionalmente competente, que consegue trabalhar num ambiente emocionalmente intenso, que está consciente dos riscos que corre e procura tomar as medidas adequadas para se proteger das eventuais consequências negativas do seu trabalho. A inteligência emocional é por isso fundamental para que o assistente social seja capaz de reconhecer e compreender os seus próprios estados emocionais e aprender com essa mesma reflexão. A nossa proposta prende-se com a inevitável sensibilização para a integração nas disciplinas de Ética e Deontologia dos ciclos de estudos em Serviço Social, de um espaço que permita a realização de atividades que promovam o auto e hétero conhecimento dos estudantes, através do desenvolvimento de competências emocionais, bem como a procura de resolução de problemas, sempre com o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre a construção da tomada de decisão ética, enquanto desígnio do Serviço Social.

Biografia do Autor

Gonçalo Mota, Instituto Politécnico de Viseu

Doutorado em Serviço Social (Programa Interuniversitário de Doutoramento) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Mestre e licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga. Pós-graduado na área dos Direitos Humanos, Direito da Família e Menores, Mediação, Economia Social e Fraude Organizacional. Professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico Viseu e diretor da licenciatura em Serviço Social. Investigador colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), com interesses de investigação na área de Serviço Social, justiça, tomada de decisão, políticas sociais e direitos humanos.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

Mota, G. (2024). A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3851