A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Autores/as

  • Gonçalo Mota Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3851

Palabras clave:

Tomada de decisão, Serviço social, Inteligência emocional, Formação

Resumen

Este artigo procura explorar o conflito latente entre as emoções e a tomada de decisão do assistente social. Argumentamos que esta relação, para além de necessária, é possível, desde que os profissionais sejam capazes de identificar e gerir as suas próprias emoções. Esta ideia de uma melhor e mais adequada atuação profissional, coincide com a perspetiva de um profissional emocionalmente competente, que consegue trabalhar num ambiente emocionalmente intenso, que está consciente dos riscos que corre e procura tomar as medidas adequadas para se proteger das eventuais consequências negativas do seu trabalho. A inteligência emocional é por isso fundamental para que o assistente social seja capaz de reconhecer e compreender os seus próprios estados emocionais e aprender com essa mesma reflexão. A nossa proposta prende-se com a inevitável sensibilização para a integração nas disciplinas de Ética e Deontologia dos ciclos de estudos em Serviço Social, de um espaço que permita a realização de atividades que promovam o auto e hétero conhecimento dos estudantes, através do desenvolvimento de competências emocionais, bem como a procura de resolução de problemas, sempre com o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre a construção da tomada de decisão ética, enquanto desígnio do Serviço Social.

Biografía del autor/a

Gonçalo Mota, Instituto Politécnico de Viseu

Doutorado em Serviço Social (Programa Interuniversitário de Doutoramento) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Mestre e licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga. Pós-graduado na área dos Direitos Humanos, Direito da Família e Menores, Mediação, Economia Social e Fraude Organizacional. Professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico Viseu e diretor da licenciatura em Serviço Social. Investigador colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), com interesses de investigação na área de Serviço Social, justiça, tomada de decisão, políticas sociais e direitos humanos.

Publicado

2024-08-22

Cómo citar

Mota, G. (2024). A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3851