PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE

Autores

  • Franciéli Gonçalves Lyra Universidade Feevale
  • Natália Aparecida Soares Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.2498

Palavras-chave:

Carreira Docente, Professor de Ciências Biológicas, Valorização profissional

Resumo

Embora tamanha seja a importância do professor como multiplicador de conhecimentos e formador de seres humanos críticos, enfrenta-se a cada dia uma maior desvalorização dentro e fora da sala de aula, por parte dos governantes e dos próprios alunos, ocasionando assim uma desmotivação para lecionar, influenciando na baixa procura pela carreira docente. O tema norteador desta pesquisa é a investigação acerca dos motivos que despertam a procura pela graduação na área da licenciatura em Ciências Biológicas, analisando os fatores ligados a essa escolha profissional. A pesquisa de natureza aplicada, qualitativa-exploratória foi realizada com acadêmicos de um curso de licenciatura em ciências biológicas, de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, promovida em agosto de 2020. Apesar dos desafios inerentes à carreira docente, constatou-se o interesse dos participantes em seguir a carreira docente, sendo o principal motivo desta escolha a influência de professores de ciências ou biologia que fizeram parte de suas trajetórias na educação básica.

Biografia do Autor

Franciéli Gonçalves Lyra, Universidade Feevale

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: francieli_l@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7746-063

Natália Aparecida Soares, Universidade Feevale

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Luterana do Brasil (Canoas/Brasil). Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: nataliasoares@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7908-9236

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

Lyra, F. G., & Soares, N. A. (2023). PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE. Revista Conhecimento Online, 1, 136–164. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2498

Edição

Seção

Artigos Livres