PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE

Autores/as

  • Franciéli Gonçalves Lyra Universidade Feevale
  • Natália Aparecida Soares Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.2498

Palabras clave:

Carreira Docente, Professor de Ciências Biológicas, Valorização profissional

Resumen

Embora tamanha seja a importância do professor como multiplicador de conhecimentos e formador de seres humanos críticos, enfrenta-se a cada dia uma maior desvalorização dentro e fora da sala de aula, por parte dos governantes e dos próprios alunos, ocasionando assim uma desmotivação para lecionar, influenciando na baixa procura pela carreira docente. O tema norteador desta pesquisa é a investigação acerca dos motivos que despertam a procura pela graduação na área da licenciatura em Ciências Biológicas, analisando os fatores ligados a essa escolha profissional. A pesquisa de natureza aplicada, qualitativa-exploratória foi realizada com acadêmicos de um curso de licenciatura em ciências biológicas, de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, promovida em agosto de 2020. Apesar dos desafios inerentes à carreira docente, constatou-se o interesse dos participantes em seguir a carreira docente, sendo o principal motivo desta escolha a influência de professores de ciências ou biologia que fizeram parte de suas trajetórias na educação básica.

Biografía del autor/a

Franciéli Gonçalves Lyra, Universidade Feevale

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: francieli_l@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7746-063

Natália Aparecida Soares, Universidade Feevale

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Luterana do Brasil (Canoas/Brasil). Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: nataliasoares@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7908-9236

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Publicado

2023-02-14

Cómo citar

Lyra, F. G., & Soares, N. A. (2023). PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE. Revista Conhecimento Online, 1, 136–164. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2498