PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura.

Autores

  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
  • Sandna Larissa Freitas dos Santos Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
  • Gláucia Posso Lima Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.472

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão narrativa da literatura sobre a formação no ensino superior através de metodologias ativas. A busca realizou-se nas seguintes bases de dados: LILACS, SciELO, MEDLINE e BVS. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavras-chaves em português e inglês selecionadas mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: educação superior, educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem a temática publicadas em inglês, português ou espanhol, em formato de artigos, revisões, dissertações e teses publicados de 2006 a 2016. De acordo com os estudos, promover a aprendizagem significativa exige, a princípio, uma metodologia de ensino que seja capaz de envolver o aluno enquanto protagonista de sua aprendizagem, desenvolvendo ainda o senso crítico diante do que é repassado de conhecimento, bem como estratégias para relacionar os conteúdos ao mundo real. Este processo parece tornar-se possível com a utilização do que denominamos de metodologias ativas de aprendizagem. Com isso, as perspectivas das metodologias ativas utilizam a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o intuito de motivar o discente, pois diante do problema, se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a traduzir suas descobertas.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação em Saúde. Ensino.

 

ABSTRACT

The present study aims to present a narrative review of the literature on training in higher education through active methodologies. The search was conducted in the following databases: LILACS, SciELO, MEDLINE and BVS. For search of articles were key words used in Portuguese and English selected in consultation with Descriptors in Health Sciences (DeCS) of Bireme: higher education, health education, Problem-based learning. Inclusion criteria were studies that addressed the subject published in English, Portuguese or Spanish, in format of articles, reviews, dissertations and theses published from 2006 to 2016. According to the studies, to promote meaningful learning requires at first, a teaching methodology that is able to engage the student as protagonists of their learning, still developing critical thinking before it is passed on knowledge, as well as strategies to relate the content to the real world. This process seems to become possible the use of what we call by active learning methodologies. Thus, the active methodologies use questioning as a teaching and learning strategy in order to reach and motivate the students, because before the problem stops, looks, reflects, relates his story and begins to translate their findings.

Keywords: Problem-based learning. Health Education. Education.

Biografia do Autor

Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Docente e Coordenadora do Curso de Farmácia do Centro Universitário Católica de Quixadá-CE. 

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Graduanda em Farmácia-Unicatólica

 

Gláucia Posso Lima, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. 

 

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Publicado

2017-03-29

Como Citar

Torres Barros, K. B. N., Santos, S. L. F. dos, & Lima, G. P. (2017). PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. Revista Conhecimento Online, 1, 65–76. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.472

Edição

Seção

Artigos Livres