PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura.
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.472Abstract
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão narrativa da literatura sobre a formação no ensino superior através de metodologias ativas. A busca realizou-se nas seguintes bases de dados: LILACS, SciELO, MEDLINE e BVS. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavras-chaves em português e inglês selecionadas mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: educação superior, educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem a temática publicadas em inglês, português ou espanhol, em formato de artigos, revisões, dissertações e teses publicados de 2006 a 2016. De acordo com os estudos, promover a aprendizagem significativa exige, a princípio, uma metodologia de ensino que seja capaz de envolver o aluno enquanto protagonista de sua aprendizagem, desenvolvendo ainda o senso crítico diante do que é repassado de conhecimento, bem como estratégias para relacionar os conteúdos ao mundo real. Este processo parece tornar-se possível com a utilização do que denominamos de metodologias ativas de aprendizagem. Com isso, as perspectivas das metodologias ativas utilizam a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o intuito de motivar o discente, pois diante do problema, se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a traduzir suas descobertas.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação em Saúde. Ensino.
ABSTRACT
The present study aims to present a narrative review of the literature on training in higher education through active methodologies. The search was conducted in the following databases: LILACS, SciELO, MEDLINE and BVS. For search of articles were key words used in Portuguese and English selected in consultation with Descriptors in Health Sciences (DeCS) of Bireme: higher education, health education, Problem-based learning. Inclusion criteria were studies that addressed the subject published in English, Portuguese or Spanish, in format of articles, reviews, dissertations and theses published from 2006 to 2016. According to the studies, to promote meaningful learning requires at first, a teaching methodology that is able to engage the student as protagonists of their learning, still developing critical thinking before it is passed on knowledge, as well as strategies to relate the content to the real world. This process seems to become possible the use of what we call by active learning methodologies. Thus, the active methodologies use questioning as a teaching and learning strategy in order to reach and motivate the students, because before the problem stops, looks, reflects, relates his story and begins to translate their findings.
Keywords: Problem-based learning. Health Education. Education.
References
ALMEIDA, Alessandro de Moura, et al. Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 4, p. 437-444, 2008.
ARAÚJO, Aílson da Luz André; FREITAS, Osvaldo de. Concepções do profissional farmacêutico sobre a assistência farmacêutica na unidade básica de saúde: dificuldades e elementos para a mudança. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 42, n. 1, p. 137-146, jan./mar. 2010.
BARBOSA, Guilherme Correa; MENEGUIM, Silmara; LIMA, Silvana Andréa Molina; MORENO, Vania. Política Nacional de Humanização e formação dos profissionais de saúde: revisão integrativa Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 66, n. 1, p. 123-127, jan./fev. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura. Brasília, abr. 2010. Disponível em: <http://www.castelobranco.br/site/arquivos/pdf/Referenciais-Curriculares-Nacionais-v-2010-04-29.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2015.
_________. Ministério da Educação. Resumo técnico censo da educação superior 2010.
Brasília, 2012. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_ superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2010.pdf>. Acesso em: 15 out. 2015.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Universidades mercantis: a institucionalização do mercado universitário em questão. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 61-72, 2000.
CAPOZZOLO, Angela Aparecida et al. Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde. Interface: Comunicação Saúde Educação, v. 17, n. 45, p. 357-370, abr./jun. 2013.
CAVALCANTI, Lucíola Inês Pessoa. et al. A docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 3, n. 6, p. 162-182, jul./dez. 2011.
CUNHA, Maria Isabel da; TAVARES, Patricia de Moraes; HARTER, Cariane. Inovações pedagógicas na formação inicial de professores. In: FERNANDES, C. M. B.; GRILLO, M. (Orgs.). Educação superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora da ULBRA, 2001. p. 33-90.
DE AQUINO, Carlos Tasso Eira de. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
ESPERIDIÃO, Elizabeth; MUNARI, Denize Bouttelet; STACCIARINI, Jeanne Marie R. Desenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o autoconhecimento na formação do enfermeiro. Rev. Latino-am. Enfermagem, v. 10, n. 4, p. 516-522, jul./ago. 2008.
FEUERWERKER, Laura. Além do discurso da mudança na educação médica: processos e resultados. São Paulo: Hucitec; Londrina: Rede Unida; Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2012.
FINKLER, Mirelle; CAETANO, João Carlos; RAMOS, Flávia Regina Souza. Ética e valores na formação profissional em saúde: um estudo de caso. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 10, p. 3033-3042, 2013.
GOMES, Maria Paula Cerqueira. et al. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde-avaliação dos estudantes. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 181-198, 2010.
GUIMARÃES, Reinaldo. Desafios da pós-graduação em saúde humana no Brasil. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 1, p. 1-13, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ rsp/article/view/32924/35494>. Acesso em: 10 jan. 2015.
GUIMARÃES, Denise Alves; SILVA, Eduardo Sergio da. Formação em ciências da saúde: diálogos em saúde coletiva e a educação para a cidadania. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, p. 2551-2562, 2010.
LEITE, Carlinda . Que lugar para as ciências da educação na formação para o exercício da docência no ensino superior?. In: SOUSA, J. M. (Ed.). Educação para o sucesso: Livro de Actas do Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Funchal: SPCE, p. 131-140, 2008.
MARIN, Maria José Sanches et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 13-20, 2010.
MARTINS, Carlos Benedito. O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 41-60, 2006.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008.
OLIVEIRA, Geórgia Almeida. Uso de metodologias ativas em educação superior. In: CECY, C.; OLIVEIRA, G. A.; COSTA, E. Metodologias ativas: aplicações e vivências em educação farmacêutica. Brasília: Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico, 2010. p. 11-33.
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Documentos básicos. 26. ed. Ginebra, 2011.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 16, n. 1, p. 71-80, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v16n1/4390.pdf>. Acesso em: 20 maio 2015.
PIEXAK, Diéssica Roggia et al. A percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em enfermagem acerca da pesquisa. Esc Anna Nery, v. 17, n. 1, p. 68-72, jan./mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n1/10.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
KOEHLER, Sonia Maria Ferreira, et al. Inovação didática - projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, Lorena, ano 6, n. 15, jan./jul., 2012.
RODRIGUES, Juliana; MANTOVANI, Maria de Fátima. O docente de enfermagem e sua representação sobre a formação professional. Esc. Anna Nery R. Enferm., Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 494-499, set. 2007.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/ pdf/rbgo/v36n12/0100-7203-rbgo-36-12-0541.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
RUÉ, José. A aprendizagem com autonomia: Possibilidades e limites. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: EDUSP, 2009. p. 17-23.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2009.
SOARES, Nadia Tavares; AGUIAR, Adriana Cavalcanti de. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de nutrição: avanços, lacunas, ambiguidades e perspectivas. Rev. Nutr., Campinas, SP, v. 23, n. 5, p. 895-905, set./out. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rn/v23n5/a19v23n5. pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
SOBRAL, Fernanda A. Da Fonseca. Educação para a competitividade ou para a cidadania social? São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 3-11, jan./mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/ pdf/spp/v14n1/9797.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
TOLEDO JÚNIOR, Antonio Carlos de Castro; et al. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Rev. Méd. Minas Gerais, v. 18, n. 2, p. 123-131, abr./jun. 2008.
VOLPATO, Gildo. A universidade na sua constituição: criação, reformas e implicações político-epistemológicas. Rev. Bras. Est. Pedag., v. 92, n. 232, p. 678-701, set./dez. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.