FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: O PAPEL DA REFLEXÃO E DA SUA EFETIVIDADE NAS PRÁTICAS DO PROFESSOR

Autores/as

  • Carlos Batista Bach Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo
  • Joseane Matias Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2722

Palabras clave:

Formação continuada, Reflexão, Coletividade

Resumen

As discussões sobre a formação continuada de professores têm ocorrido ao longo da história da educação e, ainda assim, há muito para se pensar sobre a problemática da efetividade desse processo como algo que contribui para a aprendizagem dos estudantes nas escolas públicas. Este artigo se insere nesse diálogo, sem a pretensão de trazer respostas, mas com o intuito de suscitar dúvidas e questionamentos que possibilitem avaliar e apurar o olhar sobre a formação continuada em serviço, que ocorre normalmente dentro da carga horária mensal dos professores. Para entender melhor esse processo, analisaremos uma proposta de formação que é realizada pelo município de Novo Hamburgo e que se encontra registrada nos Cadernos Orientadores que a rede municipal construiu para orientar o trabalho pedagógico em todas as escolas municipais. Dessa forma, partiremos de uma pesquisa bibliográfica, analisando documentos oficiais com base nas pesquisas de Zeichner (1993, 2008), Nóvoa (1992, 2019) e Schon (1992) sobre a questão da reflexão como um conceito estruturante da formação continuada de professores. A partir dessa análise, pretendemos contribuir para as discussões sobre os aspectos desse importante momento formativo que ocorre no cotidiano das escolas de educação básica e que tem como foco fortalecer a formação inicial dos professores e garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes.

Biografía del autor/a

Carlos Batista Bach, Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Coordenador do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: carlosbach@edu.nh.rs.gov.br

Joseane Matias, Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil). Assessora pedagógica do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo/Brasil). Email: joseanematias@edu.nh.rs.gov

Citas

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Publicado

2021-10-01

Cómo citar

Batista Bach, C. ., & Matias, J. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: O PAPEL DA REFLEXÃO E DA SUA EFETIVIDADE NAS PRÁTICAS DO PROFESSOR. Revista Conhecimento Online, 3, 174–190. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2722

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