PARA QUEM O “INVERNO É TUDO DE BOM”? SOBRE UMA DIDÁTICA DO CONSUMIDOR-CIDADÃO

ON A DIDACTICS OF THE CONSUMER CITIZEN

Autores/as

  • Luis Fernando Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2712

Palabras clave:

Pedagogias da Mídia, Cidadania, Consumo

Resumen

Este artigo problematiza as estratégias presentes no vídeo institucional veiculado pela RBS TV e intitulado “Inverno é tudo de bom”, que apresenta uma versão das relações culturais contemporâneas mediadas pelo consumo. Busca possibilidades de criar modos alternativos de abordar a formação pedagógica, que dizem respeito não somente ao que está instituído na e pela escola, mas também ao que circula em outros espaços pedagógicos. O objetivo é questionar as formas como diferentes instâncias (principalmente a mídia e a publicidade) vêm produzindo cidadãos aptos para o mercado e para o consumo. Nesse sentido, a análise leva a entender como a narrativa apresentada no vídeo, constituída na articulação entre imagens e canção, endereça ao espectador, com um didatismo próprio, um modelo de comportamento desejável a um indivíduo que deve conhecer e legitimar seu lugar, simultaneamente como participante ativo do mercado e como um cidadão que se reconhece justificado moralmente em seu papel na sociedade.

Biografía del autor/a

Luis Fernando Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). E-mail: fernando.lazza@gmail.com

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Publicado

2021-10-01

Cómo citar

Lazzarin, L. F. (2021). PARA QUEM O “INVERNO É TUDO DE BOM”? SOBRE UMA DIDÁTICA DO CONSUMIDOR-CIDADÃO: ON A DIDACTICS OF THE CONSUMER CITIZEN. Revista Conhecimento Online, 3, 69–81. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2712