PROJETO JOVEM PROFISSIONAL FEEVALE: INDICADORES DE IMPACTO 2007-2010
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.244Resumen
O Projeto Jovem Profissional Feevale visa a capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a inserção no mundo do trabalho, possibilitando sua atuação em áreas administrativas ou técnicas que envolvam conhecimentos de informática. Objetivando incluir também esse jovem nas dimensões social e cultural, o projeto mantém acompanhamento dos egressos, auferindo permanentemente indicadores que permitam avaliar e aperfeiçoar a proposta. Além dos indicadores de resultado, medidos anualmente, a cada três anos, auferem-se os indicadores de impacto, um olhar detalhado sobre os efeitos de longo prazo da ação extensionista. Esse processo é apresentado neste estudo, que teve como público-alvo 69,7% dos alunos formados pelo projeto entre os anos de 2007 e 2010. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, aplicada presencialmente e por telefone. Os principais resultados revelam o nível de empregabilidade pré (16%) e pós-participação no projeto (83%), a busca autônoma pelo emprego (84%), a aquisição (83%), a manutenção (77%) e a satisfação com ele. Destaca-se ainda o alto índice de egressos com Ensino Médio completo que conseguiram ingressar no Ensino Superior (42%). Com base nesses resultados, destaca-se a importância do projeto sob a ótica social - jovens que não trabalhavam e não participavam da renda familiar passaram a fazê-lo de forma significativa -, profissional – é expressivo o número de jovens que conseguiu o primeiro emprego, manteve-se nele e está satisfeito – e, sob a ótica educacional, com a busca pelo Ensino Superior, enfocando a importância da formação continuada e motivando o jovem a prosseguir seus estudos. O projeto Jovem Profissional Feevale alia formação técnica e humana para formar profissionais capazes e jovens cidadãos aptos a transformar o meio onde vivem e tornando-se agentes de transformação social.
Palavras-chave: Conhecimento. Tecnologia. Emprego. Ensino Superior.
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