FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO COLETIVO EDUCADOR AMBIENTAL DE NOVO HAMBURGO/RS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS REALIZADAS

Autores

  • Vanessa Schweitzer dos Santos Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e Grupo Verbo Educacional
  • Gabriel Grabowski Universidade Feevale
  • Jairo Lizandro Schmitt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1869

Resumo

RESUMO

As práticas de Educação Ambiental (EA) devem ser inseridas permanentemente e de maneira interdisciplinar nos currículos escolares, promovendo boas práticas ambientais aos estudantes. Quando estes educandos vivenciam práticas ambientais adequadas, podem adquirir competências e criticidade para agirem adequadamente, no plano ambiental. Compreende-se que os docentes envolvidos nestes processos são fundamentais para o sucesso das atividades. Torna-se importante verificar a maneira como a EA acontece, fundamentalmente no ensino público. O presente trabalho verificou a formação docente dos profissionais envolvidos com EA realizada na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, com questionários. Nesta rede pública há um grupo docente em formação permanente em EA, denominado Coletivo Educador Ambiental, do qual fazem parte os professores participantes da pesquisa. Foi verificada também a percepção destes docentes referente às práticas educativas ambientais realizadas, no âmbito do Coletivo Educador. O grupo entrevistado percebe as ações de EA desenvolvidas positivamente, em sua maioria, considerando que as mesmas fazem diferença nas comunidades envolvidas. Verifica-se a demanda por ações mais práticas e contínuas e a necessidade de condições favoráveis à realização da EA. Concluiu-se que desenvolver a EA por meio de um grupo docente em formação permanente, promovendo estas ações enquanto rede de ensino, é uma boa alternativa de inserção da EA na rede pública. Esta formatação atende duas orientações presentes tanto na Política Nacional de EA quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EA: formação permanente dos recursos humanos envolvidos e o desenvolvimento de atividades permanentes e interdisciplinares, sem uma disciplina específica para esta finalidade.

Palavras-chave: Coletivo educador. Educação ambiental. Ensino público. Formação docente. Práticas educativas ambientais.

ABSTRACT

Environmental Education (EE) practices should be inserted permanently and interdisciplinarily in school curricula, promoting good environmental practices for students. When these learners experience appropriate environmental practices, they can acquire the skills and criticality to act appropriately, in the environmental field. It is understood that the teachers involved in these processes are fundamental to the success of the activities. It becomes important to check how EA happens, fundamentally in public education. The present study verified the teacher training of the professionals involved with EE carried out in the Teaching Network of Novo Hamburgo/RS, with questionnaires. In this public network there is a teaching group in permanent formation in EE, called Collective Environmental Educator, which includes the participating teachers of the research. It was also verified the perception of these teachers regarding the environmental educational practices carried out, within the scope of the Educative Collective. The interviewed group perceives the actions of EE developed positively, in the majority, considering that they make a difference in the communities involved. There is a demand for more practical and continuous actions and the need for favorable conditions for EE. It was concluded that the development of EE through a teaching group in permanent formation, promoting these actions as a teaching network, is a good alternative for the insertion of EE into the public network. This format meets two guidelines in both the National EE Policy and the National Curricular Guidelines for EE: permanent training of the human resources involved and the development of permanent and interdisciplinary activities, without a specific discipline for this purpose.

Keywords: Collective educator. Environmental education. Public education. Teacher training. Environmental education practices.

Biografia do Autor

Vanessa Schweitzer dos Santos, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e Grupo Verbo Educacional

Doutora em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Professora na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo/Brasil) e no Grupo Verbo Educacional (Porto Alegre/Brasil). E-mail: schweitzer.vanessa@gmail.com .

Gabriel Grabowski, Universidade Feevale

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil).

Jairo Lizandro Schmitt, Universidade Feevale

Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor titular e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil); e Coordenador Adjunto da Área de Ciências Ambientais na CAPES.

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

Santos, V. S. dos, Grabowski, G., & Schmitt, J. L. (2020). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO COLETIVO EDUCADOR AMBIENTAL DE NOVO HAMBURGO/RS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS REALIZADAS. Revista Conhecimento Online, 3, 50–64. https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1869

Edição

Seção

Artigos Livres