A GRAMÁTICA NORMATIVA NA PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM, BRASIL): ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.413Palavras-chave:
Ensino de Gramática. Avaliação. Currículo.Resumo
Este estudo analisou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo foi verificar se a gramática normativa da língua portuguesa é avaliada. A perspectiva de análise foi a teoria de Vygotski. O pressuposto é que o ensino da gramática é importante, por se tratar de requisito para a própria compreensão de textos. Foi realizada comparação entre as três Provas do ENEM dos anos de 2013 e 2015 com a gramática escrita por Bechara (2009). Concluiu-se que em 2013, dentre 40 questões da prova de linguagens, 3 avaliaram gramática normativa, ou seja, 7.5% da prova. Na prova de primeira aplicação de 2015 o resultado foi igual e, na prova de segunda aplicação do mesmo ano, 2, dentre 40 questões, avaliaram gramática normativa, ou seja, 5%.Referências
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