A GRAMÁTICA NORMATIVA NA PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM, BRASIL): ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE VIGOTSKI

Autores

  • Tamara Cardoso André Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu http://orcid.org/0000-0002-0700-1896
  • Solange Marilene Melchior Rede Estadual de Ensino em Foz do Iguaçu - PR

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.413

Palavras-chave:

Ensino de Gramática. Avaliação. Currículo.

Resumo

Este estudo analisou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo foi verificar se a gramática normativa da língua portuguesa é avaliada. A perspectiva de análise foi a teoria de Vygotski. O pressuposto é que o ensino da gramática é importante, por se tratar de requisito para a própria compreensão de textos. Foi realizada comparação entre as três Provas do ENEM dos anos de 2013 e 2015 com a gramática escrita por Bechara (2009). Concluiu-se que em 2013, dentre 40 questões da prova de linguagens, 3 avaliaram gramática normativa, ou seja, 7.5% da prova.  Na prova de primeira aplicação de 2015 o resultado foi igual e, na prova de segunda aplicação do mesmo ano, 2, dentre 40 questões, avaliaram gramática normativa, ou seja, 5%.

Biografia do Autor

Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu

Pedagoga, Doutora em Educação, professora do curso de Pedagogia e Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

André, T. C., & Melchior, S. M. (2016). A GRAMÁTICA NORMATIVA NA PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM, BRASIL): ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE VIGOTSKI. Revista Conhecimento Online, 2, 13–25. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.413

Edição

Seção

Artigos Livres