ANÁLISE COMPARATIVA DO MODELO SALA DE AULA INVERTIDA NO CONTEXTO PRESENCIAL E ON-LINE

Autores

  • Teresa Ribeirinha Universidade do Minho
  • Regina Alves Universidade do Minho
  • Bento Silva Duarte Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3004

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Aprendizagem on-line, Modelo Comunidade de Inquirição

Resumo

A Sala de aula invertida (SAI) é um modelo educacional híbrido que integra as tecnologias para promover um ensino mais personalizado e uma aprendizagem baseada em competências. Dada a sua versatilidade, tem sido usado como veículo para a digitalização da educação. Este estudo tem como objetivo analisar de forma comparativa as perceções dos alunos após a implementação do modelo SAI no contexto presencial e totalmente online. O design das propostas implementadas foi suportado pelo modelo teórico Comunidade de Inquirição. Através de dois ciclos de investigação-ação, numa turma do ensino secundário português, recolheram-se dados da plataforma educativa usada e as perceções dos alunos obtidas por questionário e entrevista. Os resultados revelaram a estabilidade dos indicadores avaliados face à mudança de contexto, indicando a flexibilidade do modelo na adaptação ao contexto online. Contudo, pequenas alterações no design da componente pré aula afetaram significativamente as perceções dos alunos e reforçaram a importância de designs que atendam aos estilos de aprendizagem dos alunos, alinhem recursos disponibilizados com tarefas solicitadas e que responsabilizem o aluno pela sua aprendizagem. No contexto online existiu maior valorização da presença de ensino traduzida pela preferência dos alunos pelas atividades realizadas pela professora. Porém, a otimização da presença do professor aliada a boas práticas na conceção dos grupos de trabalho indicia interações mais produtivas entre os alunos e o desenvolvimento da presença do aluno.

Biografia do Autor

Teresa Ribeirinha, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). E-mail: teresaribeirinha@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5678-3476

Regina Alves, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (Braga/Portugal). Email: rgnalves@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7189-5487

Bento Silva Duarte, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Professor Catedrático, Investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). E-mail: bento@ie.uminho.pt. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5394-5620

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Ribeirinha, T., Alves, R. ., & Silva Duarte, B. . (2022). ANÁLISE COMPARATIVA DO MODELO SALA DE AULA INVERTIDA NO CONTEXTO PRESENCIAL E ON-LINE. Revista Conhecimento Online, 2, 21–48. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3004