UMA ANÁLISE SOCIODEMOGRÁFICA DA QUALIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS COM ENSINO FUNDAMENTAL: MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO NORTE EM 2015

Autores

  • José Roberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Cesar Formiga Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Moises Alberto Calle Aguirre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.2616

Palavras-chave:

Educação, Ensino fundamental, Indicador de qualidade

Resumo

Nosso objetivo é avaliar a qualidade da alocação dos recursos públicos provenientes do FUNDEB, especificamente no Ensino Fundamental, nos municípios do RN, sob a ótica das microrregiões, e o período escolhido se refere ao ano de 2015. Para tanto, foram utilizados três bancos de dados: o SIOPE, o Censo Escolar e o IDEB. As variáveis selecionadas nesses bancos de dados foram: o número de matrículas da rede municipal de ensino, as despesas de cada município relativas ao Ensino Fundamental e os resultados do IDEB. A metodologia utilizada foi a desenvolvida por Brunet, Bertê e Borges (2008), os quais criaram um Indicador de Qualidade da Educação, resultante da razão entre o Indicador de Desempenho e o Indicador de Despesa, ambos referentes ao mesmo ano. Os resultados foram analisados de dois modos: entre as microrregiões e entre todos os municípios. Destacando-se as microrregiões de Mossoró, Chapada do Apodi, Vale do Açu, Serra de São Miguel, Seridó Ocidental, Seridó Oriental, Litoral Nordeste e Natal, as quais foram consideradas eficientes. Já observando os municípios de forma isolada, os melhores índices de qualidade dos gastos públicos em educação foram os apresentados por Serra Negra do Norte, Água Nova, Major Sales, Cruzeta e Angicos.

Biografia do Autor

José Roberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: moscoubeto@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6139-5945

Paulo Cesar Formiga Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estatística pela Florida State University (Tallahasse/Estados Unidos). Professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: pcformiga@gmail.com

Moises Alberto Calle Aguirre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte/Brasil). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: calle@ccet.ufrn.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7347-478X

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

da Silva, J. R., Formiga Ramos, P. C., & Calle Aguirre, M. A. (2023). UMA ANÁLISE SOCIODEMOGRÁFICA DA QUALIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS COM ENSINO FUNDAMENTAL: MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO NORTE EM 2015. Revista Conhecimento Online, 1, 212–230. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2616

Edição

Seção

Artigos Livres