EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: O ACESSO DE ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES À APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Tauana Cherutti Universidade Feevale
  • Dinora Zucchetti Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3029

Palavras-chave:

Ensino remoto, Desigualdade, Vulnerabilidade social

Resumo

A educação foi uma das áreas mais impactadas pela pandemia de Covid-19, ocasionando inúmeras consequências. À vista disso, o presente estudo trata da dificuldade no acesso às aulas remotas por milhões de estudantes brasileiros a fim de continuar a sua aprendizagem durante o período de isolamento social. Portanto, objetiva-se analisar a importância da inserção de recursos tecnológicos no meio educacional, consequentemente vinculando-se com a questão central do estudo: quais são as dinâmicas de conexão dos discentes, considerados socioeconomicamente vulneráveis, às ferramentas digitais para a participação e aprendizagem durante as aulas on-line? A pesquisa de revisão teórica busca dialogar com investigações realizadas que abordam diretamente a problemática. Constatou-se o baixo investimento na educação, e assim na aquisição de recursos tecnológicos para as instituições públicas, sendo, por vezes, o primeiro espaço de conhecimento dessas ferramentas para esses indivíduos, propiciando a alfabetização digital essencial para a sociedade em rede em que estamos inseridos. Por conseguinte, quando as escolas fecharam, houve um número altíssimo de sujeitos que estiveram distantes do ensino remoto, devido aos impedimentos de aquisição dos instrumentos digitais e devido ao desconhecimento da sua utilização efetiva, assim evidenciando que ainda estamos permeados pela desigualdade e pela exclusão digital.

Biografia do Autor

Tauana Cherutti, Universidade Feevale

Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Professora de Artes da rede pública e municipal (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: tauanacherutti@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6931-7178

Dinora Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/ Brasil). E-mail: dinora@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7122-1025

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Cherutti, T., & Zucchetti, D. (2022). EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: O ACESSO DE ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES À APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA. Revista Conhecimento Online, 2, 236–257. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3029