A FANFICTION TRANSFORMATIVA DE OS MISERÁVEIS, DE VICTOR HUGO: OS “AMIGOS DO ABC” REIMAGINADOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3708Palavras-chave:
Estudos de adaptação, Estudos de Fanfiction, Literatura AnglófonaResumo
Com vários anos de história, a fanfiction (ficção escrita de fãs para fãs) evoluiu para se tornar um gênero literário, com convenções narrativas e vocabulário específicos. Desde o começo da sua existência, ela levantou dúvidas e controvérsias sobre sua legitimidade enquanto adaptação. Esse trabalho analisa, de forma comparativa, o romance Os Miseráveis, de Victor Hugo (1862), e três obras de fanfiction nele baseadas. Comparamos o romance com três trabalhos de fanfiction em universo alternativo contemporâneo, publicados entre 2014 e 2015. A hipótese deste trabalho é que a caracterização de personagens nos trabalhos de fanfiction é um dos recursos que contribuem para a adaptação transcultural da obra canônica. Procuramos refletir, especificamente, sobre como o grupo revolucionário chamado por Victor Hugo de “os amigos do ABC” se transforma em reimaginações contemporâneas, considerando o panorama de movimentos sociais dos anos 2010. Para basear a pesquisa, utilizamos os conceitos de adaptação de Hutcheon (2013) e Sanders (2006). Recorremos também aos estudos sobre fanfiction e à fortuna crítica de Os Miseráveis. Concluímos que a escrita coletiva das fanfictions de Os Miseráveis não é meramente derivativa e sim transformativa, unindo o material original às adaptações midiáticas e à construção coletiva dos fãs. Na comparação, percebemos que a fanfiction reinventa aspectos do texto para sua audiência, ressignifica e expande elementos narrativos para refletir sobre desigualdades. Vimos que a construção desses personagens e de seus círculos sociais é influenciada tanto pelo texto original quanto pela realidade dos fãs-escritores. Entendemos, enfim, os trabalhos de fanfiction como transformativos, adaptando transculturalmente a obra-base.
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