ESTRATÉGIAS DE PROPAGAÇÃO TRANSMIDIÁTICA E INOVAÇÃO DOS REMAKES DA SÉRIE NORUEGUESA SKAM
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3694Palavras-chave:
Narrativa transmídia, Propagação, SkamResumo
O objetivo deste artigo é compreender se as estratégias de propagação transmidiática das sete versões internacionais da série Skam inovam em relação à versão original norueguesa (2015-2017). A série, notória por sua abordagem inovadora e relevante, não apenas retrata a vida dos jovens, mas também redefine a dinâmica de compartilhamento e consumo de conteúdo. Investigamos as adaptações nas estratégias de engajamento, moldadas para atender ao público jovem e às exigências do mercado. Ao examinar a evolução da propagação da série pelos fãs, com ênfase no contexto brasileiro, o estudo emprega técnicas metodológicas como observação participante, análise de conteúdo e questionários estruturados no grupo Portal Skam do Facebook, peça fundamental na disseminação da série no país. O foco do estudo está na compreensão das estratégias de propagação, no comportamento dos fãs e na recepção das distintas versões. Entre os resultados pode-se destacar que ao expandir-se para remakes em diferentes países, nem todos conseguiram replicar o sucesso inovador da versão original quanto às estratégias de transmidialidade.
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