ESTRATÉGIAS DE PROPAGAÇÃO TRANSMIDIÁTICA E INOVAÇÃO DOS REMAKES DA SÉRIE NORUEGUESA SKAM

Autores

  • Alciane Nolibos Baccin Universidade Federal do Pampa
  • Julianny Ribeiro Cardoso Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3694

Palavras-chave:

Narrativa transmídia, Propagação, Skam

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender se as estratégias de propagação transmidiática das sete versões internacionais da série Skam inovam em relação à versão original norueguesa (2015-2017). A série, notória por sua abordagem inovadora e relevante, não apenas retrata a vida dos jovens, mas também redefine a dinâmica de compartilhamento e consumo de conteúdo. Investigamos as adaptações nas estratégias de engajamento, moldadas para atender ao público jovem e às exigências do mercado. Ao examinar a evolução da propagação da série pelos fãs, com ênfase no contexto brasileiro, o estudo emprega técnicas metodológicas como observação participante, análise de conteúdo e questionários estruturados no grupo Portal Skam do Facebook, peça fundamental na disseminação da série no país. O foco do estudo está na compreensão das estratégias de propagação, no comportamento dos fãs e na recepção das distintas versões. Entre os resultados pode-se destacar que ao expandir-se para remakes em diferentes países, nem todos conseguiram replicar o sucesso inovador da versão original quanto às estratégias de transmidialidade.

Biografia do Autor

Alciane Nolibos Baccin, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI-Covilhã/Portugal). Professora da Universidade Federal do Pampa (São Borja/Brasil). E-mail: alcianebaccin@gmail.com.

Julianny Ribeiro Cardoso, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Comunicação e Indústria Criativa pela Universidade Federal do Pampa (São Borja/Brasil). E-mail: juliannyr.cardoso@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Baccin, A. N., & Cardoso, J. R. (2024). ESTRATÉGIAS DE PROPAGAÇÃO TRANSMIDIÁTICA E INOVAÇÃO DOS REMAKES DA SÉRIE NORUEGUESA SKAM. Brazilian Creative Industries Journal, 4(2), 60–83. https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3694