INDÚSTRIA CRIATIVA E JORNALISMO: UMA ANÁLISE DOS PORTAIS DIÁRIO ONLINE E O LIBERAL NOS SMARTPHONES

Autores

  • Giovanna Figueiredo de Abreu Universidade da Amazônia
  • Maíra Evangelista de Sousa Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v2i1.2886

Palavras-chave:

Indústria Criativa, Jornalismo, Smartphones

Resumo

Os smartphones têm se configurado como espaços para a produção de conteúdos inovadores pela indústria criativa (BELOCHIO; FEITOSA, 2018). Nesse cenário, este artigo tem o objetivo de identificar, com foco na indústria criativa, de que forma os portais jornalísticos – Diário Online (Dol) e O Liberal – têm produzido conteúdos para os smartphones. De abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou como metodologia a análise de conteúdo (CHIZZOTTI, 2000; BARDIN, 2006). As versões móveis dos portais foram avaliadas a partir de dez categorias: usabilidade, multimidialidade, hipertextualidade, participação, modelo de negócio, design responsivo, tactilidade, nivelabilidade, personalização e multisuporte. Verificou-se que os portais jornalísticos analisados não apresentam todas as potencialidades oferecidas pelos smartphones, existindo aspectos subutilizados que precisam ser melhor explorados.

Biografia do Autor

Giovanna Figueiredo de Abreu , Universidade da Amazônia

Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (Belém/Brasil). E-mail: giovannamfigueiredo@gmail.com

Maíra Evangelista de Sousa, Universidade da Amazônia

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/ Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Belém/Brasil). E-mail: maira.evangelistadesousa@gmail.com

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Publicado

2022-02-23