ABORDAGENS TEÓRICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA

Autores

  • Conie Smolinski Universidade Feevale
  • Valeria Zanetti Ney Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.689

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar e comparar as ideias defendidas pelas Teorias Gerativa e Cognitiva referente ao processo de aquisição de segunda língua (L2), bem como o modelo proposto por Towell e Hawkins (1994). A abordagem Gerativa para a aquisição de L2 considera que o aprendizado da língua é determinado por uma competência específica para a linguagem – a Gramática Universal (GU), enquanto a visão Cognitiva afirma que as línguas são aprendidas através de competências cognitivas. O modelo proposto por Towell e Hawkins (1994) é uma tentativa de unir os aspectos de aprendizagem e de uso do sistema da L2 pelos aprendizes. Com o intuito de enriquecer a compreensão do processo de aquisição de segunda língua, nós apresentamos uma análise crítica e comparativa baseada em pesquisa teórica em livros e artigos científicos sobre aquisição de L2.

Palavras-chave: Teorias de Aquisição. Segunda Língua (L2). Gramática Universal (GU).

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Smolinski, C., & Ney, V. Z. (2010). ABORDAGENS TEÓRICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA. Revista Prâksis, 1, 79–86. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.689