A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.676Resumo
Este artigo tem por base uma investigação qualitativa que pretendeu compreender um ambiente escolar construtivista em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no Ensino Médio. O centro da discussão proposta por este texto é refletir sobre as relações interpessoais frente ao conceito de alteridade. Afirma-se que, para que se promova um ambiente de inclusão, se faz fundamental perceber o outro em toda sua completude: habilidades e deficiências. Para tanto, é preciso que a escola seja (re)significada, pois atualmente ela tende a reproduzir e a reforçar condutas de não alteridade que estão manifestas no ambiente social.
Palavras-chave: Alteridade. Inclusão. Ambiente Escolar. Formação de Professores. Ensino Médio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.