JUVENTUDES: IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Autores

  • Eliana Müller de Mello Universidade Feevale
  • Denise Regina Quaresma da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.653

Resumo

Neste trabalho, discutem-se os conceitos de poder e subjetivação, bem como os conceitos de identidade em relação à temática da juventude, educação e trabalho. Tal discussão é feita no sentido de refletir acerca da produção das identidades do jovem como construção social. Pretende-se uma análise de como se constrói um discurso sobre as juventudes plurais, atentando para os vazios do simbólico em relação à identidade. Para tanto, este estudo procura apreender as relações da juventude com a escola e o mundo do trabalho, de modo a contemplar a dinâmica do processo em que as alterações na forma de acumulação do capital colocam, à sociedade, novas exigências na socialização de suas gerações mais jovens. Essas exigências refletem-se nas condições objetivas e subjetivas da vida dos jovens e nas instâncias sociais próprias à sua participação, provocando transformações da própria forma de viver a juventude, seus atributos e sua sociabilidade.

Palavras-chave: Juventude. Identidade. Educação. Trabalho.

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Publicado

2008-08-01

Como Citar

Mello, E. M. de, & Silva, D. R. Q. da. (2008). JUVENTUDES: IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E TRABALHO. Revista Prâksis, 2, 67–72. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.653

Edição

Seção

Artigos Livres