SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Marcelo S. da Silva Universidade Feevale

Resumo

Este artigo apresenta, de forma sintética, algumas conclusões da investigação realizada junto às alunas concluintes de um curso de formação de professores, sobre a contribuição da formação inicial acadêmica na construção da profissionalização e dos saberes docentes. Esta investigação constituiu-se no trabalho de Mestrado defendido junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, concluído em 2002. Para realizar esse estudo, elegi como referencial de análise os conceitos de Profissão e Semiprofissão abordados, principalmente, a partir de Enguita (1990; 1991) e o conceito de Saberes Profissionais Docente, trabalhado por Tardif (1991; 1996; 2002). A partir do estudo pude concluir, então, que a formação inicial das professoras contribuiu na elaboração de alguns saberes e na construção inicial de uma identidade profissional, destacando a importância das experiências práticas, de exercício da atividade docente ou de observação da mesma, bem como a dificuldade do conjunto do curso em reconhecer e valorizar as trajetórias dos seus alunos e suas diferentes vivências. Por fim, aponto algumas reflexões necessárias à qualificação dos cursos de formação de professores, no sentido do reconhecimento das diferentes dimensões da profissionalidade docente.

Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente. Trabalho docente.

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Como Citar

Silva, M. S. da. (2016). SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA. Revista Prâksis, 1, 77–84. Recuperado de https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/528

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Seção

Artigos Livres