Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Prâksis?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

LAYOUT BÁSICO

a. Tamanho da página: A4 (21 x 29,7cm).
b. Orientação: retrato.
c. Fonte/Tipografia: Times New Roman.
d. Espaçamento entre linhas: 1,5 (exceto Resumo/Abstract, citações diretas longas e referências bibliográficas).
e. Margens: superior 3 cm; inferior 2 cm; esquerda 3 cm; direita 2 cm.
f. Extensão do trabalho: 
     - Resenhas: entre 4 e 8 laudas;
     - Artigos: entre 15 e 25 laudas.

 CURRÍCULO DOS AUTORES
Os autores não devem ser identificados no corpo no trabalho, no entanto, seus currículos devem ser preenchidos no momento da submissão, sendo cadastrados da seguinte forma:
- Titulação mais alta e universidade onde o título foi adquirido (cidade/país). Cargo e filiação institucional, se houver (cidade/país). E-mail profissional.
- EXEMPLO: Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: professor@feevale.br.

 TÍTULO DO ARTIGO
Fonte Times New Roman, corpo 12, centralizado, negrito, caixa alta; em inglês: fonte Times New Roman, corpo 12, itálico, caixa alta. O título deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo. Deve ser escrito na mesma língua do texto e seguido da versão em inglês. Evitar abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Quando se tratar de uma tradução, o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) e o título original do trabalho devem constar em nota de rodapé.
 
RESUMO/ABSTRACT
O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (ABNT NBR 6028, sistema AUTOR, DATA). Deve ser escrito de forma clara, coerente e objetiva, usando a terceira pessoa do singular e os verbos na voz ativa. Deve ser uma sequência de frases concisas e não uma simples enumeração de itens. Nos artigos científicos será usado o modelo de resumo indicativo que, por sua vez, apresenta apenas os pontos principais do documento, não se reporta a dados qualitativos, quantitativos etc., mas somente a indicador(es) geral(is) revelado(s) pelo estudo. Sua extensão terá entre 150 e 250 palavras, redação em parágrafo único, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples. Apresentar versão em português e em inglês. Recomenda-se que sejam revistos por falantes com domínio dos respectivos idiomas. Os Resumos e Abstracts devem ser seguidos de três a cinco palavras-chave/keywords, precedidos do termo Palavras-chave ou Keywords. As palavras-chave/Keywords são separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
 
INTRODUÇÃO
Deve apresentar: a delimitação do assunto; a justificativa quanto à importância e possíveis contribuições; o problema de pesquisa; hipótese (se houver); o(s) objetivo(s) do estudo; o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado; o método proposto ou metodologia básica utilizada; a razão da escolha do método e dos procedimentos metodológicos; enfim, os elementos necessários para situar o tema do trabalho. Informar também as sessões que integram o artigo com breve contextualização do conteúdo de cada uma delas.
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As ideias devem ser apresentadas e discutidas de forma sistematizada e lógica – dedutivamente ou indutivamente – a partir de um marco teórico; utilizar citações e referências bibliográficas conforme normas ABNT (sistema AUTOR, DATA).
 
MÉTODO OU METODOLOGIA
Detalhamento dos procedimentos e material utilizados na pesquisa; ou seja, método, tipo(s) de pesquisa, universo estudado (população e amostra), a técnica de coleta de dados e instrumentos de pesquisa. É a base para que o estudo tenha valor científico. Estas informações não precisam, necessariamente, estar em um capítulo separado; elas podem, inclusive, constar ao longo de trechos do trabalho, como, por exemplo, a introdução. 
 
RESULTADOS E ANÁLISE
Apresentação dos dados representativos obtidos com a pesquisa. A análise/discussão apresenta correlações com os fatos observados e a literatura da área (vínculos teóricos/citações). A discussão permite e sugere: oportunidade de concordar ou discordar dos resultados obtidos por outros pesquisadores e já mencionados na fundamentação teórica; estabelecer relações, deduções paralelas, possíveis generalizações e mesmo identificar falhas de correlação; exposição comentada utilizando linguagem clara e objetiva na qual o autor se posiciona em relação aos resultados obtidos. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Parte final do trabalho baseada nas evidências disponíveis e pertinentes ao objeto de estudo. As conclusões devem ser precisas e claramente expostas, cada uma delas fundamentada nos objetos de estudo; relacionar os resultados obtidos com o problema de pesquisa e possível(is) hipótese(s) levantada(s); evidenciar o que foi alcançado com o estudo e a possível aplicação dos resultados da pesquisa; informar sobre possíveis limitações; podem ser sugeridos outros estudos que complementem a pesquisa ou para questões surgidas no seu desenvolvimento; recomendações de ordem prática podem ser incluídas.
 
REFERÊNCIAS
As referências devem respeitar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 6023. Serão apresentadas no final do texto, em ordem alfabética a partir do sobrenome do autor, alinhamento à esquerda, espaçamento entrelinhas 1,0 (simples) e sem numeração das fontes. O principal sobrenome de cada autor é seguido de vírgula e do nome, e outros sobrenomes. Títulos de livros e periódicos devem constar em negrito. A exatidão das referências e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.
As referências bibliográficas devem respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos:
 
Livro:
SOBRENOME, N. S. Título de Livro. Cidade: Editora, 2000. 360 p.
Capítulo de livro:
SOBRENOME, N. S. Título do texto. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título da Obra. Cidade: Editora, 2000. p. 10-15.
SOBRENOME, N. S. Título do texto em meio eletrônico. Cidade: Editora, 2000. Disponível em: <http://www.site.com.br>. Acesso em: 8 jan. 2017.
Artigo em periódico:
SOBRENOME, N. S.; SOBRENOME, N. S. Título do texto. Nome da Revista, Cidade, v. 4, n. 2, p. 11-22, ago. 2017.
Teses e Dissertações:
SOBRENOME, N. S. Título da dissertação. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em “Nome do curso”) – Nome da Universidade, Cidade, Estado, 2012.
Eventos/Simpósios:
SOBRENOME, N. S. Título do texto. In: NOME DO EVENTO, n° da edição, ano, Cidade. Anais... Cidade: Editora, 2017. p. xx-xx.
 
ANEXOS E/OU APÊNDICES
Constituindo-se de material complementar ao texto, devem ser incluídos somente quando imprescindíveis à sua compreensão, como documento suplementar na ocasião da submissão online.
 
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Citações diretas curtas (até três linhas) são inseridas no texto, entre aspas.
Citações diretas longas (mais de três linhas) devem constituir parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, corpo 10, sem aspas.
Todas as citações diretas devem seguir-se do sobrenome do autor, ano da publicação e número da página. Exemplos: (BATESON, 2003, p. 20); segundo Bateson (2003, p. 20).
No caso de paráfrase (citação indireta), usar, por exemplo, Bateson (2003). Não utilizar idem ou ibidem.
 
FIGURAS, GRÁFICOS E QUADROS
Deverão ser numerados, citados no texto, conter legendas (acima) e fontes (abaixo), estar em alta resolução e legível. A identificação deve possuir fonte Times New Roman, corpo 10, em negrito e centralizado.
 
NOTAS DE RODAPÉ
As notas de rodapé devem restringir-se a comentários e/ou observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que não devam ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser colocadas na parte inferior da página e iniciar com a chamada numérica recebida no texto, sem parágrafo, a partir de 1. Se houver nota no título, esta recebe asterisco e não numeração. Serão digitadas com fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples (1,0) entrelinhas. As notas não devem ser utilizadas para referência bibliográfica.
 
TABELAS
Deverão ser numeradas, citadas no texto e conter legendas e fontes claras. Para elaboração devem ser utilizados fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar colunas e fios horizontais para separar as linhas. O título da tabela deve constar na parte superior, fonte Times New Roman, corpo 10, em negrito e centralizado, e a indicação da fonte deve constar na parte inferior, fonte Times New Roman, corpo 10, à esquerda e não negritado.

IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA 
É imprescindível no ato da submissão que a identificação de autoria do trabalho seja removida do arquivo por meio da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em “Assegurando a Avaliação por Pares Cega”.
O cumprimento da lei que rege “os direitos autorais”, em qualquer tipo de uso e menção, é de exclusiva competência e responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.
Os artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) seu(s) autor(es), não representando a posição oficial da Universidade Feevale.

TEMPLATE 
A Revista Prâksis disponibiliza aos autores um template com estilos de texto (Microsoft Word), já configurados de acordo com as diretrizes adotadas pelo periódico.
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD 

As normas adotadas pela revista seguem: 
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. 276 p. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2017.

...............................................................................................................................................................................................

Guidelines for Authors
As part of the submission process, authors are required to verify compliance of the submission with respect to all of the items listed below. Submissions that do not conform to the standards will be returned to the authors. 

• LAYOUT
a. Page size: A4 (21 x 29.7cm).
b. Orientation: portrait.
c. Font / Typography: Times New Roman.
d. Spacing between lines: 1,5 (except Abstract / Abstract, long direct quotes and bibliographical references).
e. Margins: 3 cm higher; Inferior 2 cm; Left 3 cm; Right 2 cm.
f. Length of work:
    - Reviews: between 4 and 8 pages;
    - Articles: between 12 and 25 pages.

• TITLE OF THE ARTICLE
Times New Roman font, body 12, centered, bold, box high; In portuguese: font Times New Roman, body 12, italic, box high. The title should be clear and objective and may be supplemented by a subtitle. Avoid abbreviations, parentheses and formulas that make it difficult to understand the content of the article. In the case of a translation, the name (s) of the translator (s) and the original title of the work must be included in a footnote.

• ABSTRACT
The summary is the concise presentation of the relevant points of a document (NBR ABNT 6028, system AUTHOR, DATE). It should be written clearly, coherently and objectively, using the third person singular and the verbs in the active voice. It should be a sequence of concise phrases and not a simple enumeration of items. In the scientific articles, the indicative summary model will be used, which in turn presents only the main points of the document, does not refer to qualitative, quantitative data, etc., but only the general indicator(s) by the study. Its extension will be between 150 and 250 words, writing in single paragraph, Times New Roman font, body 12, single space. Present version in Portuguese and English. It is recommended that they be reviewed by speakers with mastery of their respective languages. Abstracts and Abstracts should be followed by three to five keywords, preceded by the term Keywords or Keywords. The keywords / Keywords are separated from each other by point and also finalized by point.

• INTRODUCTION
Must present: the delimitation of the subject; The justification for the importance and possible contributions; The research problem; Hypothesis (if any); The objective (s) of the study; The point of view under which the subject will be treated; The proposed method or basic methodology used; The reason for choosing the method and the methodological procedures; Finally, the elements necessary to situate the theme of the work. Also inform the sessions that integrate the article with a brief contextualization of the content of each of them.

• THEORETICAL FOUNDATION
Ideas should be presented and discussed in a systematic and logical way - deductively or inductively - from a theoretical framework; Use citations and bibliographic references according to ABNT norms.

• METHOD OR METHODOLOGY
Detail of the procedures and material used in the research; That is, method, research type (s), studied universe (population and sample), data collection technique and research instruments. It is the basis for the study to have scientific value.

• RESULTS AND ANALYSIS
Presentation of the representative data obtained with the research. The analysis / discussion presents correlations with the observed facts and the literature of the area (theoretical links / citations). The discussion allows and suggests: an opportunity to agree or disagree with the results obtained by other researchers and already mentioned in the theoretical basis; Establish relationships, parallel deductions, possible generalizations and even identify correlation failures; A commented exposition using clear and objective language in which the author stands in relation to the results obtained.

• FINAL CONSIDERATIONS
Final part of the work based on available evidence relevant to the object of study. The conclusions must be precise and clearly stated, each based on the objects of study; To relate the results obtained with the research problem and possible hypothesis (s) raised; To highlight what was achieved with the study and the possible application of the research results; Inform about possible limitations; Other studies complementing the research or for questions arising in its development may be suggested; Practical recommendations can be included.

• REFERENCES
The references must comply with the rules of the Brazilian Association of Technical Standards - NBR 6023. They will be presented at the end of the text, in alphabetical order from the author's surname, left alignment, 1.0 (single) spacing and no font numbering . The main surname of each author is followed by comma and the name, and other surnames. Titles of books and periodicals must be in bold. The accuracy of the references and the correct citation in the text are the responsibility of the author (s) of the work.
Bibliographical references should follow the format that appears in the following examples:

- Book:
SURNAME, N. S. Title of Book. City: Editora, 2000. 360 p.

- Book chapter:
SURNAME, N. S. Title of the text. In: SURNAME, Name (Org.). Title of the Work. City: Editora, 2000. p. 10-15.
SURNAME, N. S. Title of the text in electronic form. City: Editora, 2000. Available at: <http://www.site.com.br>. Accessed on: 8 Jan. 2017.

- Article in periodical:
SURNAME, N. S .; SURNAME, N. S. Title of the text. Name of the Magazine, City, v. 4, n. 2, p. 11-22, Aug. 2017.

- Theses and Dissertations:
SURNAME, N. S. Title of the dissertation. 2012. 149 f. Dissertation (Master in "Name of course") - Name of University, City, State, 2012.

- Events / Symposia:
SURNAME, N. S. Title of the text. In: EVENT NAME, edition number, year, City. Anais ... City: Editora, 2017. p. Xx-xx.

• ANNEXES AND / OR APPENDICES
Being complementary material to the text, they should be included only when essential to their understanding, as a supplementary document at the time of online submission.

• BIBLIOGRAPHICAL QUOTES
Short direct quotes (up to three lines) are inserted in the text, in quotes. 
Long direct quotes (more than three lines) should be separate paragraphs, typed in single space and indented 4 cm from the left margin in Times New Roman font, body 10, without quotation marks.

All direct quotes should be followed by the author's last name, year of publication and page number. Examples: (BATESON, 2003, p.20); According to Bateson (2003, p.20).
In the case of paraphrase (indirect citation), use, for example, Bateson (2003). Do not use idem or ibidem.

• FIGURES, GRAPHICS AND TABLES
They should be numbered, quoted in the text, contain captions (above) and fonts (below), be in high resolution and readable. The ID must have Times New Roman font, body 10, bold and centered.

• FOOTNOTES
Footnotes should be restricted to personal comments and / or observations, intended to provide clarification or make considerations that should not be included in the text, in order not to interrupt the logical sequence of the reading. They should be placed at the bottom of the page and start with the numeric call received in the text, without paragraph, starting with 1. If there is a note in the title, it is asterisked and not numbered. They will be typed with Times New Roman font, body 10, single spacing (1,0) between lines. Notes should not be used for bibliographic reference.

• TABLES
They should be numbered, quoted in the text and contain clear legends and fonts. Horizontal and vertical wires must be used to draw the headings of the columns in the header and close them at the bottom, avoiding vertical wires to separate columns and horizontal wires to separate the lines. The title of the table should appear in the top, font Times New Roman, body 10, bold and centered, and the font indication should appear in the bottom, font Times New Roman, body 10, left and not blacked out.

• AUTHORIZATION IDENTIFICATION
It is essential at the time of submission that the authorship identification of the work be removed from the file by means of the Properties option in Word, thus guaranteeing the journal's confidentiality criterion, submitted for peer review, according to the instructions available in "Assuring Evaluation by Blind Couple".
Compliance with the law that governs "copyright", in any kind of use and mention, is the sole responsibility and responsibility of the author (s) of the work.
Published articles are the sole responsibility of the author (s), not representing the official position of Feevale University.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. O responsável pela submissão disponibilizará os currículos dos autores nos metadados (Passo 3), cadastrando-os da seguinte forma:

    - Titulação mais alta e universidade onde o título foi adquirido (cidade/país). Cargo e filiação institucional, se houver (cidade/país). E-mail profissional.
    - Exemplo: Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: professor@feevale.br.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. 

 

Política de Privacidade

• Os nomes e endereços de e-mail neste periódico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.