BALÉ E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.273Palavras-chave:
Balé Clássico. Educação Infantil. Metodologias.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as metodologias de aula de balé clássico para a Educação Infantil, verificando os espaços destinados ao lúdico e a função simbólica. A análise dos dados apontou para a significação do balé na vida do aluno, mostrando que as professoras procuram novos recursos para ensinar e incentivar as crianças a criação e a imaginação. Consideramos que elas tentam adequar seu trabalho a este método, para que esta prática propicie para o ambiente escolar um ensino integral respeitando as individualidades de cada criança.
Abstract
The objective of this study was to analyze the classic ballet class methodologies for Early Childhood Education, checking the spaces intended for fun and the symbolic function. Data analysis pointed to the ballet significance in the life of the student, showing that teachers seek new resources to teach and encourage children to creation and imagination. We believe that they try to fit their work to this method. Thus, this practice propounds in the school environment an integral teaching, respecting the individuality of each child.
KEYWORDS: Classical Ballet. Childhood Education. Methodologies.
RESUMEN
El objetivo de ese estudio fue analizar las metodologías de la clase de ballet clásico para la Educación Infantil, verificando los espacios destinados al lúdico y la función simbólica. El análisis de los datos apuntó para la significación del ballet en la vida del alumno, mostrándonos que las profesoras buscan nuevos recursos para enseñar e incentivar los niños a la creación y a la imaginación. Consideramos que ellas intentan adecuar su trabajo a ese método, para que esa práctica propicie al ambiente escolar un método de enseñanza integral, respetando las individualidades de cada niño.
PALABRAS CLAVES: Ballet Clásico. Educación Infantil. Metodologías.
Referências
BOURCIER, P. História da dança no ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
CASTRO, D. L. O aperfeiçoamento das técnicas de movimento em Dança. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 121-129, 2007.
FARO, A. J. C. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
IANNITELLI, L. M. M. Técnica da dança: uma proposta alternativa de formação e treinamento de dançarinos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2. Belo Horizonte, 2000, Anais...Belo Horizonte: ABRACE, 2000.
LIMA, A. M. H. Sá Earp e suas propostas para abordagens criativas na formação técnica de intérpretes na dança contemporânea. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 1, Belo Horizonte, 1999. Anais... Belo Horizonte: ABRACE, 1999.
LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. 2005. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade.html> Acesso em: 17 mar. 2014.
MARQUES, I. A. Dançando na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINS, I. C. Histórias infantis: o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora. 2002. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual Campinas. São Paulo: 2002.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
NANNI, D. Ensino da Dança: enfoques neurológicos, psicológicos e pedagógicos na estruturação/expansão da consciência corporal e da auto-estima do educando. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
OLIVEIRA, V. H. N. Corpo, dança e contexto: apontamentos sobre a técnica da dança em abordagens plenas. Dança, Salvador, v. 2, n. 1, p. 22-33, jan./jun. 2013.
ONU. Organização das Nações Unidas. Relatório da IV Conferência Mundial sobre a Mulher. Beijin, 1995. Disponível em: < http://www.spm.gov.br/Articulacao/articulacao-internacional/relatorio-pequim.pdf>. Acesso em: 26 set. 2014.
RANGEL, D.I.; SILVA, A.L.S. Olhares a partir da brincadeira na educação infantil: símbolo e gênero. In: MENEZES, M. S.; FRANCISCO, D. A. (org.). Reflexões sobre as práticas pedagógicas. Novo Hamburgo: Feevale, 2009, p. 72-81.
RONDON, J. R.; SAMBUGARI, M. R. N. Educação do Movimento Corporal: Desafios e Perspectivas. In: Encontro de Pedagogia. Anais do Encontro de Pedagogia: 40 anos formando Educadores. Campo Grande: Editora UFMS, 2007. p.109-116.
SILVA, T. G. R. Dança-mundo: uma composição de corpos, histórias e processos educacionais. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 7-22. 2011.
SILVA, J. P. A DANÇA NO CONTEXTO DA CULTURA ESCOLAR: Olhares de professores e alunos de uma escola pública do ensino fundamental. 2010. Monografia (trabalho de conclusão do curso apresentado ao Departamento de Educação) - Universidade Estadual de Londrina, como requisito para a conclusão do curso. São Paulo, 2010.
SILVEIRA, M. J. M. et al. O ensino e o lúdico. Santa Maria: Multipress, 1998.
STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VERDERI, E.B.S.P. Dança na Escola. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
VIANNA, K. A dança. 3. ed. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.