PROJETO RONDON: EXPERIÊNCIAS DA OFICINA DE PAPEL RECICLADO E ARTESANATO NA OPERAÇÃO JENIPAPO 2015

Autores

  • Vanessa Graeff Universidade Feevale
  • Mirela Christmann Universidade Feevale
  • Sueli Maria Cabral UNIVERSIDADE FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.285

Palavras-chave:

Rondon. Capacitar. Oficina. Multiplicadores.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados das atividades desenvolvidas durante a Operação Jenipapo, na cidade de Alto Alegre de Pindaré –MA, destacando-se o processo de qualificação e capacitação de multiplicadores educacionais, por meio de oficinas de papel reciclado e artesanato com o reaproveitamento e reciclagem de materiais. Para análise dos resultados, foram utilizadas a observação direta e o registro em diário de campo, caracterizando-se como um estudo observacional, de caráter descritivo e qualitativo. Em síntese, percebeu-se que a educação ambiental, em especial a não formal, é importante para ambos sujeitos envolvidos, uma vez que proporciona avanços técnicos e teóricos quanto às práticas ambientais, bem como a reflexão conjunta sobre a possibilidade de mudanças em outras instâncias da vida.

 

Biografia do Autor

Mirela Christmann, Universidade Feevale

Graduanda de Nutrição-Bacharelado, Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil. E-mail: mirela_christmann@hotmail.com

Sueli Maria Cabral, UNIVERSIDADE FEEVALE

Socióloga. Professora Doutorada da Univerisade Feevale. E-mail suelicabral@feevale.br

Referências

AGENDA 21 GLOBAL. Conferência das nações unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento (Cnumad). Eco-92/Cúpula da Terra. Rio de Janeiro. 1992.

MARTINS, C. Se quiser vencer, liberte-se do conformismo - O medo e a preguiça matam a criatividade e o talento e reduzem as capacidades necessárias a um empreendedor para ter sucesso. Revista Pequenas Empresas e Grande negócios. São Paulo, dez. 2014. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Carlos- artins/noticia/2014/12/se-quiser-vencer-liberte-se-do-conformismo.html>. Acesso em 12 ago. 2015.

CONFERÊNCIA DE TBILISI. Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental. Tbilisi, Georgia. 1977.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: GAYA, 1992.

DANSA, C.; MOURÃO, L. A Educação/ Gestão Ambiental Urbana. Mímeo - “Movimentos Sociais e Políticas de Meio Ambiente. A Educação Ambiental, onde fica?" In: SORRENTINO et al., (Orgs). Cadernos do III Fórum de Educação Ambiental. São Paulo: Gaia, p.58-62. 1998.

GOERCK, C. Programa de Economia Solidária em Desenvolvimento: sua contribuição para a viabilidade das experiências coletivas de geração de trabalho e renda no Rio Grande do Sul. 407 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – da Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul. 2009.

HENDGES, A. S. Educação Ambiental no Ensino Formal e Não Formal, Lei 9.795/1999. Ecodebate cidadania e meio ambiente. Set. 2010. Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2010/09/13/educacao-ambiental-no-ensino-formal-e-nao-formal-lei-9-7951999-artigo-de-antonio-silvio-hendges>. Acesso em: 24 julho. 2015.

IBGE- CIDADES. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Índice de Desenvolvimento Humano de Alto Alegre do Pindaré/MA. 2010. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=210047&search=maranhao|alto-alegre-do-pindare>. Acesso em: 01 set. 2015.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU. Organização das Nações Unidas (ONU). 2012.

PROJETO RONDON, 2015. Disponível em: <http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index>. Acesso em: 24 jul. 2015.

ROHDEN, H. B. Conhecimentos gerais. 2015. Disponível em: <http://www.conhecimentosgerais.com.br/ecologia/>. Acesso em: 24 jul. 2015.

SILVA, M.S.F.; JOIA, P.R. Educação ambiental: a participação da comunidade na coleta seletiva de resíduos sólidos. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas. Três Lagoas/MS, Ano V, nº 7, p. 7-32. 2008.

TEIXEIRA, L. A. et al. A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil. Ciência e Educação. Bauru/SP. v. 19, n. 3, p. 657-676. 2013.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Graeff, V., Christmann, M., & Cabral, S. M. (2015). PROJETO RONDON: EXPERIÊNCIAS DA OFICINA DE PAPEL RECICLADO E ARTESANATO NA OPERAÇÃO JENIPAPO 2015. Revista Conhecimento Online, 2, 100–111. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.285

Edição

Seção

Artigos Livres