ANÁLISE E PROPOSTA PARA DIMINUIR A EVASÃO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo relatar ações realizadas por um grupo de professores, com o intuito de amenizar as dificuldades encontradas por seus alunos nas disciplinas dos semestres iniciais dos cursos de graduação na área tecnológica. Para tal, um projeto de ensino foi criado dentro da Universidade Feevale, na expectativa de conter a evasão, em especial nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, provocada principalmente pelas lacunas de formação básica tidas por esses alunos em matemática e física. Neste artigo são relatadas as atividades do projeto, seu alcance e o retorno obtido.
Palavras-chave: Ensino de Cálculo. Matemática. Física. Aprendizagem no ensino superior.
ABSTRACT
This paper aims to report actions taken by a group of teachers, in order to ease the difficulties encountered by students in the disciplines of the initial period of graduate courses in technology. For such a teaching project was created within the Feevale University, hoping to curb evasion, particularly in the disciplines of Differential and Integral Calculus, caused mainly by gaps in basic level taken by these students in mathematics and physics. In this article are describe the project activities, their scope and results.
Keywords: Teaching calculus. Teaching mathematics. Teaching physics.. Learning in higher education.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• The authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication with the work licensed under the Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this may increase the impact and citation of the published work.