ANÁLISE E PROPOSTA PARA DIMINUIR A EVASÃO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Autores/as

  • Márcia Lourenço

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo relatar ações realizadas por um grupo de professores, com o intuito de amenizar as dificuldades encontradas por seus alunos nas disciplinas dos semestres iniciais dos cursos de graduação na área tecnológica. Para tal, um projeto de ensino foi criado dentro da Universidade Feevale, na expectativa de conter a evasão, em especial nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, provocada principalmente pelas lacunas de formação básica tidas por esses alunos em matemática e física. Neste artigo são relatadas as atividades do projeto, seu alcance e o retorno obtido.
Palavras-chave: Ensino de Cálculo. Matemática. Física. Aprendizagem no ensino superior.


ABSTRACT
This paper aims to report actions taken by a group of teachers, in order to ease the difficulties encountered by students in the disciplines of the initial period of graduate courses in technology. For such a teaching project was created within the Feevale University, hoping to curb evasion, particularly in the disciplines of Differential and Integral Calculus, caused mainly by gaps in basic level taken by these students in mathematics and physics. In this article are describe the project activities, their scope and results.
Keywords: Teaching calculus. Teaching mathematics. Teaching physics.. Learning in higher education.

Publicado

2017-08-08

Número

Sección

Artigos livres