A ASCENSÃO DA MODA DE BRECHÓS NA ERA DIGITAL

Authors

  • Raquel Denise Salvalaio da Silva Martins Mestranda em Indústria Criativa | Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rtt.v10i1.1473

Abstract

Nos últimos anos observou-se um crescimento significativo no consumo de roupas de segunda mão. A partir dessa questão, considera-se que a ressignificação da moda de brechós é em grande parte impulsionada pelas redes sociais e blogs que abordam o assunto, fortalecendo e propagando um novo conceito sobre a moda second hand. Sendo assim, esse estudo tem o objetivo de compreender de que forma as redes sociais podem contribuir e até mesmo impulsionar o consumo de moda de brechós. Tendo isso em vista, adotou-se um método exploratório descritivo, juntamente com uma análise de conteúdo de abordagem qualitativa, analisando dois perfis de usuárias do Instagram, focados em promover a moda de brechós. Entre os resultados, observou-se que os maiores incentivadores da moda de brechós são frequentemente mulheres jovens, atentas a novas tendências e heavy users de redes sociais, como Instagram e Facebook, levando a concluir que as plataformas de redes sociais possuem um papel de extrema relevância para a ressignificação da moda de brechós.
Palavras-chave: Brechós. Redes sociais. Consumo. Era digital.

ABSTRACT
In recent years it is observed a significant increase in the consumption of second-hand clothing. From this question, it is considered that the resignification of thrift stores fashion is largely driven by social networks and blogs that approach the subject, strengthening and spreading a new concept on second hand fashion. Thus, this study aims to understand how social networks can contribute and even boost the fashion consumption of thrift stores. Therefore, a exploratory descriptive method was adopted, together with a content analysis of qualitative approach, analyzing two profiles of Instagram users, focused on promoting second-hand fashion. Among the results it was observed that the biggest promoters of thrift stores fashion are often young women, attentive to new trends and heavy users of social networks like Instagram and Facebook, leading to the conclusion that social networking platforms play an extremely important role for the re-signification of the fashion of thrift stores
Keywords: Thrift store. Social networks. Consumption. Digital age.

Author Biography

Raquel Denise Salvalaio da Silva Martins, Mestranda em Indústria Criativa | Universidade Feevale

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale, especialista em Marketing e Comunicação pela ESPM e Mestranda em Indústria Criativa.

Published

2019-03-12

Issue

Section

Artigos livres